A Formação e as Práticas Pedagógicas dos Professores que Atuam nos Cursos Técnicos na Modalidade EaD na Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG

Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de Professores. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a formação dos professores que atuam nos três cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade a distância da Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG e como essa formação interfere em suas práticas pedagógicas. Para tal, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas observações online no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Moodle) que abriga os três cursos a distância do CEFET-MG e aplicação de questionários aos professores desses cursos. Os resultados encontrados permitem concluir que a maioria dos professores não possui habilitação em Licenciatura e nem formação especifica para lecionarem na EaD, sobretudo para a utilização dos recursos e atividades do AVA Moodle. Como consequência, os professores têm dificuldades em estabelecer suas práticas pedagógicas e estratégias específicas para a EaD, fazendo com que o trabalho docente na modalidade a distância apresente pouco diferencial no que diz respeito à modalidade presencial.Palavras-chave: Educação a distância. Rede e-Tec Brasil CEFET-MG. Formação de professores. Práticas pedagógicas.The training and pedagogical practices of the teachers who work in the technical courses in the EAD mode in the e-Tec Brazil Network of CEFET-MGABSTRACTThe objective of this research was to analyze the training of teachers who work in the three technical courses offered in the distance modality of CEFET-MG e-Tec Brazil Network and how this training interferes with their pedagogical practices. To achieve this goal, a research methodology with a qualitative approach was adopted, through a bibliographic research and case study. As data collection instruments were made online observations in the virtual learning environment (AVA Moodle), which houses the three distance courses of CEFET-MG and, the application of questionnaires to the teachers of these courses. The results found allow us to conclude that most teachers do not have a Bachelor's degree or specific formation to teach in the EaD, especially for the use of the resources and activities of AVA Moodle. As a consequence, teachers have difficulties in establishing their pedagogical practices and specific strategies for distance education, making the teaching work in the distance modality presents low differential in relation to the classroom modalityKeywords: Distance education. E-Tec Brazil network CEFET-MG. Teacher training. Pedagogical practices.La formación y las prácticas pedagógicas de los profesores que actúan en los cursos técnicos en la modalidad EaD en la Red e-Tec Brasil del CEFET-MGRESUMENEl objetivo de esta investigación fue analizar la formación de los profesores que actúan en los tres cursos técnicos de nivel medio ofrecidos en la modalidad a distancia de la Red e-Tec Brasil del CEFET-MG y cómo esa formación interfiere en sus prácticas pedagógicas. Luego, se utilizó una metodología de investigación con abordaje cualitativo, por medio de levantamiento bibliográfico y estudio de caso. Como instrumentos de recolección de datos, se realizaron observación conectado en el Ambiente Virtual de Aprendizaje (AVA Moodle) que aloja los tres cursos a distancia del CEFET-MG y la aplicación de cuestionarios a los profesores de estos cursos. Los resultados encontrados permiten concluir que la mayoría de los profesores no tienen habilitación en Licenciatura ni formación específica para enseñar en la EaD, sobre todo para la utilización de los recursos y actividades de AVA Moodle. Como consecuencia, los profesores tienen dificultades para estabelecer en sus prácticas pedagógicas estrategias específicas para la EaD, haciendo que el trabajo docente en la modalidad a distancia presente poco diferencial en lo que se refiere a la modalidad presencial.Palabras clave: Educación a distancia. Red e-Tec Brasil CEFET-MG. Formación de profesores. Prácticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG
Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, lotada no departamento de Educação. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1990), mestrado em Mestrado Em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi Diretora da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Pesquisa os seguintes temas: educação a distância, educação profissional, informática, neurociências e novas tecnologias digitais.
Eliane Silvestre Oliveira, CEFET-MG
Mestre em Educação Tecnológica. Especialista em Design Instrucional – EaD. Graduada em Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

BRASIL. Decreto nº 6.301, de 12 de dezembro 2007. Institui o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6301.htm. Acesso em: 30 out. 2015.

BRASIL. Decreto nº 7.589, de 26 de outubro de 2011. Institui a Rede e-Tec Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7589.htm. Acesso em: 30 out.2015.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em. Acesso em: 21 jun. 2015.

GROSSI, M.G.R.; COSTA, J.W.; MOREIRA, M.M. O papel do tutor virtual na educação a distância. Educação - Santa Maria, v. 38, n. 3, p. 659-674, set./dez. 2013

HOLMBERG, Bõrje. Guided didactic conversation in distance education. In: SEWART, David, KEEGAN, Desmond, HOLMBERG, Bõrje (Orgs). Distance Educatíon: Intemational Perspectives. London: Croom Helm, p. 114-22. 1983

HOLMBERG, Bõrje. Theory and Practice of Distance Education. London and New York: Routledge,1995.

IBICT. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 14 maio 2015.

LIB NEO, J.C. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edreal/v40n2/2175-6236-edreal-46132.pdf. Acesso em: 21 abr.2016.

MOORE, Michael G. Teoria da Distância Transacional. In: KEEGAN, D.

Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, 1993.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007

MORAN, José Manuel. Novos caminhos do ensino a distância. CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI: Rio de Janeiro, 2002.

PETERS, O. Didática da educação a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

Publicado
2018-06-14
Seção
Relatos de Experiência