Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.docx) ou OpenDocument (.odt), que preferencialmente não ultrapassem 7 MB.
- URLs para as referências foram informadas quando possível e seguem as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; para destaques, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
- As figuras, gráficos, quadros e tabelas estão inseridas no texto, não ao final do documento.
- Caso existam imagens com direitos autorais reservados, a submissão é acompanhada de uma carta de autorização de uso.
- Para garantir a anonimidade da avaliação, o nome dos autores, instituição ou qualquer identificação sobre a origem do manuscrito foram omitidas do manuscrito, inclusive nos metadados.
- Se houve financiamento, as fontes de recurso estão declaradas corretamente.
- Os autores confirmam não terem se apropriado indevidamente de obra alheia, assumindo, portanto, a inexistência de plágio em seu manuscrito.
- Todos os autores confirmam que não há conflito de interesses com relação à pesquisa apresentada.
-
O manuscrito deve ter cerca de 3.000 a 7.500 palavras (cerca de 6 a 15 páginas). Caso ultrapasse este intervalo, deve-se justificar ao Editor.
Artigos Originais
São pesquisas inéditas, que apresentem conteúdo científico original e relevante para a publicação, sustentado por referências atuais relevantes para a pesquisa. O manuscrito deve ter cerca de 3.000 a 7.500 palavras (cerca de 6 a 15 páginas)
Relatos de Experiência
Deve reunir informações detalhadas e sistemáticas sobre um fenômeno, resumindo seus principais aspectos. A sequência deve preferencialmente ser cronológica, organizada com detalhes suficientes para que o leitor tenha clareza de sua aplicação, eliminando dados retóricos ou supérfluos. Os resultados devem ser sustentados por um referencial teórico atual e robusto. É desejável que justifique a sua particularidade, além de sugerir recomendações. O manuscrito deve ter cerca de 3.000 a 7.500 palavras (cerca de 6 a 15 páginas).
Resenhas
Considera-se resenha qualquer documento que desenvolva argumentos, críticas e conclusões originais sobre um livro – impresso ou on-line –, pacote de software ou produto educacional relacionado à educação a distância. Sugere-se que a resenha contenha de 700 a 800 palavras (de três a quatro laudas), tamanho apropriado para um estudo merecedor de destaque especial. Uma resenha pode ser maior se o estudo for de importância extraordinária; pode-se cogitar cogitar até 1.500 palavras (cerca de seis laudas).
Revisão da Literatura
Descreve o estado da arte de um tema específico de interesse à educação a distância. A revisão só poderá ser considerada para publicação se elaborada por pesquisadores de notório saber, especialmente convidados pela equipe editorial.
Declaração de Direito Autoral
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.