O baixo desempenho escolar dos estudantes brasileiros no Pisa
a culpa é das licenciaturas na modalidade EaD?
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.772Palavras-chave:
Educação a Distância, Avaliações institucionais, Desempenho escolar, PisaResumo
Neste artigo, foi verificado se os resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação
de Estudantes (Pisa), referentes ao desempenho escolar dos estudantes, estão relacionados à formação
docente a distância. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Quanto
aos procedimentos técnicos, optou-se pela pesquisa documental. Para isso, foram considerados
os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a fim
de avaliar os resultados das avaliações do Pisa e do Ideb; da Associação Brasileira de Educação
a Distância; da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; dos Ministérios
da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações; e da Organização Não Governamental Todos
pela Educação. Os resultados revelaram que as médias das notas dos estudantes não diminuíram à
medida que cresceu o número de concluintes nos cursos de Licenciatura a distância. E, ainda, que
as notas médias dos domínios da Leitura, Ciências e Matemática dos alunos na avaliação do Pisa
estavam mais baixas do que quando começaram a se formar as primeiras turmas de licenciatura na
modalidade a distância.
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