O baixo desempenho escolar dos estudantes brasileiros no Pisa

a culpa é das licenciaturas na modalidade EaD?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.772

Palavras-chave:

Educação a Distância, Avaliações institucionais, Desempenho escolar, Pisa

Resumo

Neste artigo, foi verificado se os resultados obtidos pelo Brasil no Programa Internacional de Avaliação
de Estudantes (Pisa), referentes ao desempenho escolar dos estudantes, estão relacionados à formação
docente a distância. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Quanto
aos procedimentos técnicos, optou-se pela pesquisa documental. Para isso, foram considerados
os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a fim
de avaliar os resultados das avaliações do Pisa e do Ideb; da Associação Brasileira de Educação
a Distância; da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; dos Ministérios
da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovações; e da Organização Não Governamental Todos
pela Educação. Os resultados revelaram que as médias das notas dos estudantes não diminuíram à
medida que cresceu o número de concluintes nos cursos de Licenciatura a distância. E, ainda, que
as notas médias dos domínios da Leitura, Ciências e Matemática dos alunos na avaliação do Pisa
estavam mais baixas do que quando começaram a se formar as primeiras turmas de licenciatura na
modalidade a distância.

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Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

 

Sra, CEFET-MG

Doutoranda em Educação pelo CEFET-MG. Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF. Especialista em Designer Instrucional para EaD virtual pela UNIFEI. Graduada  em Pedagogia pela UFLA. Atualmente atua como pedagoga/designer instrucional na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

 

Sra, CEFET-MG

Doutoranda em Educação pelo CEFET-MG. Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Graduada em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduada em Perícia Forense Aplicada a Informática e MBA em Gestão da Inovação Corporativa. Investigadora de Polícia da Polícia Civil de Minas Gerais, Coordenadora Técnica da EaD PCMG e integrante do Corpo Docente e Equipe Didático-Pedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Grossi, M. G. R., Leal, D. C. C. C., & Santos, D. de C. S. (2024). O baixo desempenho escolar dos estudantes brasileiros no Pisa: a culpa é das licenciaturas na modalidade EaD?. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(2). https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.772

Edição

Seção

Artigos Originais