Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia

Autores/as

  • Alessandra Fracaroli Perez Universidade de Ribeirão Preto.
  • Dyjalma Antonio Bassoli Universidade de Ribeirão Preto.
  • Edson Walmir Cazarini Universidade de São Paulo.
  • José Dutra de Oliveira Neto Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.252

Palabras clave:

presença social, educa- ção a distância, capacitação docente, fórum.

Resumen

Este artigo visa pesquisar características da presença social em um curso de capacitação docente, na modalidade a distância. Quatro instâncias de avaliação foram realizadas, por pesquisa online, ao final da primeira etapa do curso: atuação pessoal, conteúdos, experiências de aprendizagem e aprendizagem em rede. Com o resultado, observou-se que, além de reconhecer as características da presença social no processo estabelecido, os estudantes da capacitação docente avaliaram positivamente a experiência de se apresentar no processo partindo do papel discente. Como referencia para realizar esta análise, foi utilizada a Matriz Padrão de escala da presença social, desenvolvida por Kim (2011). Conclui-se que a presença social é um fator importante para entender a percepção do aluno sobre a sua aprendizagem e satisfação com o curso, nesta modalidade de ensino, sendo um norteador de novas ações no planejamento da disciplina ou do curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, dez. 2003.

BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001.

GARRISON, D. R.; ANDERSON, T.; ARCHER, W. Critical Inquiry in a Text-Based Environment: Computer Conferencing in Higher Education. The Internet and Higher Education, v. 2, p. 1-19, 2000.

GUNAWARDENA, C. N. Social Presence Theory and Implications for Interactive and Collaborative Learning in Computer Conferences. International Journal of Educational Telecommunications, Charlottesville, v. 1, n. 2/3, p. 147-166, 1995.

GUNAWARDENA, C. N.; ZITTLE, F. J. Social Presence as a Predictor of Satisfaction within a Computer-Mediated Conferencing Environment. The American Journal of Distance Education, v. 11(3), p. 8-26, 1997.

KIM, J. Developing an Instrument to Measure Social Presence in Distance Higher Education. British Journal of Educational Technology, Londres, v. 42, n. 5, p. 763-777, 2011.

[Moran, 2002] MORAN, J. M. O que é um bom curso a distância? Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm>. Acesso em: 8 jul. 2012.

[MORAN, 2003] MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 8 jul. 2012.

[MORAN, 2006] MORAN, J. M. Propostas de mudanças nos cursos presenciais com a educação on-line. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 11., 2004, Salvador. Anais... Salvador: Abed, 2004. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/propostas.pdf>. Acesso em: 5 set. 2014.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROURKE, L.; ANDERSON, T.; GARRISON, D. R.; ARCHER, W. Assessing Social Presence in Asynchronous, Text-Based Computer Conferencing. Journal of Distance Education, v. 14, n. 2, p. 50-71, 1999.

SHIH, L.; SWAN, K. Fostering social presence in asynchronous online class discussions. In: CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORT FOR COLLABORATIVE LEARNING, 6., 2005, Taipei. Annals… Taipei: International Society of the Learning Sciences, 2005. p. 602-606.

SHORT, J.; WILLIAMS, E.; CHRISTIE, B. The Social Psychology of Telecommunications. London: John Wiley & Sons, 1976.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publicado

2014-05-24

Cómo citar

Fracaroli Perez, A., Bassoli, D. A., Cazarini, E. W., & Dutra de Oliveira Neto, J. (2014). Reconhecendo presença social em curso a distância de capacitação docente para educação mediada por tecnologia. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 13. https://doi.org/10.17143/rbaad.v13i0.252

Número

Sección

Artigos