Processo de Avaliação pelos Pares

A RBAAD utiliza o sistema de avaliação duplo-cega por pares, o que significa completo anonimato em relação à identidade dos avaliadores e dos autores que estão submetendo o manuscrito.

O texto enviado para submissão é avaliado previamente por um membro da equipe editorial da revista e posteriormente, caso cumpra as exigências mínimas, será encaminhado para dois avaliadores. Havendo pareceres contrários, os textos serão direcionados a um terceiro avaliador. Os pareceres embasam as decisões editoriais, ficando reservada aos editores-chefes a decisão final referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

Em caso de necessidade, os editores poderão enviar artigos específicos para avaliadores ad hoc não integrantes do corpo de membros, observando-se a titulação mínima de doutor e especialidade na área do texto em questão. Será garantido o anonimato dos autores e dos avaliadores no processo de análise dos textos.

Alguns trabalhos presentes nas edições podem ser resultado de convites encaminhados a especialistas de notória competência e excelência acadêmica.