ENSINO DA FÍSICA NA EAD:
DESAFIOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS PARA O APRENDIZADO SUBSTANTIVO
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.827Palavras-chave:
Ensino à Distância, Tecnologias educacionais, Ensino Superior, Aprendizagem AtivaResumo
Nas últimas décadas, a Educação a Distância vem ganhando espaço no cenário educacional, dadas
suas possibilidades e relações com as tecnologias digitais de comunicação e informação. Diante
dessa contínua ascensão, o ensino da Física vem sendo incorporado aos currículos dos diferentes
cursos e níveis de ensino, suscitando reflexões acerca do seu desenvolvimento pedagógico mediado
pelas tecnologias digitais. Este artigo, configurado em um estudo bibliográfico de natureza narrativaqualitativa,
busca refletir acerca dos desafios inerentes ao ensino da Física na Educação a Distância,
para o aprendizado substantivo dessa disciplina, considerando suas nuances e objetivos para a
formação do estudante crítico, capaz de compreender seus fundamentos teóricos, em diferentes
situações do cotidiano. Para isso, foram reunidos trabalhos publicados nos portais de acesso
livre Periódicos CAPES e IEEE Xplore, entre 2014 e 2024, sendo utilizados descritores de busca,
critérios de inclusão, exclusão e categorias de análise para a seleção do corpo bibliográfico formado.
A partir das reflexões propostas, observou-se que o ensino da Física na Educação a Distância
ganha significação e aplicabilidade diante das possibilidades didáticas dos meios digitais, mitigando
a abstração dos conteúdos e aproximando os estudantes do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino da Física. Tecnologia e Ensino. Mediação Digital. Aprendizagem efetiva.
Downloads
Referências
ADÃO, Alberlice de Oliveira. A importância das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, São Paulo, v. 05, n. 01, p. 154-476, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/download/81/75. Acesso em: 19 jun. 2024.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores, Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/KMMfk3s86fdK6pTrKmcnFBD/. Acesso em: 18 jun. 2024.
CORADIM, Josimayre Novelli; COSTA, Josebely Martins de Souza; SANTOS, Claudinea Angélica dos; OLIVEIRA, Silvio Tadeu de. A educação online e as mudanças pedagógicas e administrativas, Revista TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 08, n. 01, p. 69-84, 2022. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/download/604/403/1569. Acesso em: 12 jun. 2024.
DIAS, Ana Cristina Garcia; PATIAS, Naiana Dapieve; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas reflexões, Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 01, p. 105-111, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kFwV6k4ThTqNSNpp6NYmPft/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2024.
HOSPODAR, Paulo José Ramos. A noção de tempo e espaço na educação a distância: a descentralização do processo ensino-aprendizagem, Revista IGT na Rede, v. 12, n. 23, p. 327-339, 2015. Disponível em: 2024.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262015000200005. Acesso em: 12 jun. 2024.
LEÃO, Marcelo Franco; SILVA, Samara Sales da. Recursos didáticos interativos para o ensino de física: softwares de apoio ao ensino remoto ou híbrido. Revista Pesquisa em Foco, São Luís, v. 28, n. 01, p. 141-168, 2023. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/view/3303. Acesso em: 18 jun. 2024.
MACHADO, Priscila da Silva Rodrigues. Aprendizagem em Educação à Distância - EaD: O desafio da formação de tutores on-line, com ênfase no relacionamento interpessoal em ambientes virtuais de aprendizagem - AVA, Revista Paideia, v. 11, n. 20, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/issue/view/107. Acesso em: 18 jun. 2024.
MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife, Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 12 jun. 2024.
OLIVEIRA, Antônio Nunes de; ANDRADE, Paulo Alberto Avelino; SIQUEIRA, Marcos Cirineu Aguiar. A motivação em sala de aula: o que dizem os alunos sobre as aulas de Física do Ensino Médio? Revista ScientiaTec, Porto Alegre, v. 05, n. 02, p. 130-150, 2018. Disponível em: Acesso em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/download/2717/pdf/11401. 18 jun. 2024.
OLIVEIRA, Jéssica, Maria Nunes de. Adaptação do ensino de física durante a pandemia: uso do jogo Banco do Quantum para o ensino de física quântica, Revista Cactácea, Registro, v. 01, n. 01, p. 54-64, 2021. Disponível em: https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/download/7/12. Acesso em: 18 jun. 2024.
PARADELA, Anna Mirella; SANTOS, Bruna Lima; PINTO, Débora Silva; PINESE, Julia Socci. O uso do vídeo como método de ensino e recurso didático, Revista InovaEduc, Campinas, v. 02, n. 06, p.1-17, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/download/15324/10200/40028. Acesso em: 19 jun. 2024.
SANTOS, Aline Renée Benigno dos. Educação à distância e tecnologias digitais, Revista Educação Tecnologia e Cultura ETC, Salvador, v. 02, n. 13, p. 1-13, 2016. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/etc/article/view/12. Acesso em: 19 jun. 2024.
SILVA, Jade Souza da; ALENCAR, Fábio Pessoa; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; SANTOS, Antonio Marques dos. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de Física: sequência didática mediada pelo software Modellus, Revista Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 04, n. extra, p. 23-38, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/download/70793/751375157029/. Acesso em: 18 jun. 2024.
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática na Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica, Revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 01, p. 20-41, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p20. Acesso em: 12 jun. 2024.
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 41, n. 04, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/. Acesso em: 19 jun. 2019.
SILVA, Micaelle Cristine Melo da; COSTA, Fábio Soares da. A prática docente em Educação Física no ambiente virtual de aprendizagem “Canal Educação”. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 04, n. 01, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10491. Acesso em: 18 jun. 2024.
LOPES, José Soares; SILVA, Aline Gomes da Silva; DE SOUZA, Gustavo Fontoura de Souza. Ensino de Física com uso de simuladores virtuais: potencial de utilização em sala de aula, Revista HOLOS, Natal, v. 01, n. 39, p. 1-12, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14365. Acesso em: 19 jun. 2024.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem. Revista Processando o Saber, Praia Grande, v. 15, n. 01, p. 75-97, 2023a. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/297. Acesso em: 12 jun. 2024.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. SOUSA, Maria Eduarda Marinho de. A tríade linguagem, cognição e emoção como elementos potencializadores da aprendizagem, Santana do Ipanema, Revista Diversitas Journal, v. 08, n. 04, p. 2745-2761, 2023b. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2709. Acesso em: 13 jun. 2024.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Letramento digital no ensino médio como exercício da cidadania e inclusão social, Revista Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 08, n. 03, p. 2600-2615, 2023c. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2641. Acesso em: 19 jun. 2024.
SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. O papel do tutor na consolidação da aprendizagem na EAD: reflexões sobre a prática. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 22, n. 01, p. 1-32, 2024d. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/702. Acesso em: 18 jun. 2024.
SOUSA, Helen Maysa Belfort; TRINDADE, Karoline Corrêa; OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de; MESQUITA, Mizraim Nunes; GARCIA, Paola Trindade. Situações de aprendizagem aplicadas como avaliações diagnósticas em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA, Revista Saúde Digital Tec. Educ. Fortaleza, v. 07, número especial IV, p. 50-57, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/resdite/article/view/72280. Acesso em: 18 jun. 2024.
SOUZA, Tito Eugênio Santos; MENEZES, Afonso Henrique Novaes. Avaliação em educação à distância: concepção e possibilidades, Revista REVASF, Petrolina, v. 04, n. 06, p. 158-170, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/download/275/170/774. Acesso em: 18 jun. 2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.