ENSINO DA FÍSICA NA EAD:

DESAFIOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS PARA O APRENDIZADO SUBSTANTIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.827

Palavras-chave:

Ensino à Distância, Tecnologias educacionais, Ensino Superior, Aprendizagem Ativa

Resumo

Nas últimas décadas, a Educação a Distância vem ganhando espaço no cenário educacional, dadas
suas possibilidades e relações com as tecnologias digitais de comunicação e informação. Diante
dessa contínua ascensão, o ensino da Física vem sendo incorporado aos currículos dos diferentes
cursos e níveis de ensino, suscitando reflexões acerca do seu desenvolvimento pedagógico mediado
pelas tecnologias digitais. Este artigo, configurado em um estudo bibliográfico de natureza narrativaqualitativa,
busca refletir acerca dos desafios inerentes ao ensino da Física na Educação a Distância,
para o aprendizado substantivo dessa disciplina, considerando suas nuances e objetivos para a
formação do estudante crítico, capaz de compreender seus fundamentos teóricos, em diferentes
situações do cotidiano. Para isso, foram reunidos trabalhos publicados nos portais de acesso
livre Periódicos CAPES e IEEE Xplore, entre 2014 e 2024, sendo utilizados descritores de busca,
critérios de inclusão, exclusão e categorias de análise para a seleção do corpo bibliográfico formado.
A partir das reflexões propostas, observou-se que o ensino da Física na Educação a Distância
ganha significação e aplicabilidade diante das possibilidades didáticas dos meios digitais, mitigando
a abstração dos conteúdos e aproximando os estudantes do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino da Física. Tecnologia e Ensino. Mediação Digital. Aprendizagem efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino. 

EDNA VAZ DE ANDRADE, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2018). Especialização Lato Sensu em Inspeção Escolar (em curso);Graduação (em curso) bacharelado em Administração Pública; Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990); especialização em Metodologia de Ensino Superior pela PUC-Minas (1995); especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015); . Atuou como professora na Educação Infantil, Supervisão Pedagógica na Educação Básica. Tem experiência como tutora em EaD pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/FAE). Atuou como professora Orientadora no Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde - UAB/UFMG/ESCOLA DE ENFERMAGEM (2019/2020). Atuou como Professora Orientadora de TTC no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (2020) - UNIMONTES. Atuou como professora Orientadora de TCC no curso de Especialização em Educação a Distância da Universidade Estadual de Montes Claros (2024); Atua como professora Orientadora de TCC no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2024).

Referências

ADÃO, Alberlice de Oliveira. A importância das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, São Paulo, v. 05, n. 01, p. 154-476, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/download/81/75. Acesso em: 19 jun. 2024.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores, Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/KMMfk3s86fdK6pTrKmcnFBD/. Acesso em: 18 jun. 2024.

CORADIM, Josimayre Novelli; COSTA, Josebely Martins de Souza; SANTOS, Claudinea Angélica dos; OLIVEIRA, Silvio Tadeu de. A educação online e as mudanças pedagógicas e administrativas, Revista TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 08, n. 01, p. 69-84, 2022. Disponível em: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/download/604/403/1569. Acesso em: 12 jun. 2024.

DIAS, Ana Cristina Garcia; PATIAS, Naiana Dapieve; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas reflexões, Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 01, p. 105-111, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/kFwV6k4ThTqNSNpp6NYmPft/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2024.

HOSPODAR, Paulo José Ramos. A noção de tempo e espaço na educação a distância: a descentralização do processo ensino-aprendizagem, Revista IGT na Rede, v. 12, n. 23, p. 327-339, 2015. Disponível em: 2024.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-25262015000200005. Acesso em: 12 jun. 2024.

LEÃO, Marcelo Franco; SILVA, Samara Sales da. Recursos didáticos interativos para o ensino de física: softwares de apoio ao ensino remoto ou híbrido. Revista Pesquisa em Foco, São Luís, v. 28, n. 01, p. 141-168, 2023. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/PESQUISA_EM_FOCO/article/view/3303. Acesso em: 18 jun. 2024.

MACHADO, Priscila da Silva Rodrigues. Aprendizagem em Educação à Distância - EaD: O desafio da formação de tutores on-line, com ênfase no relacionamento interpessoal em ambientes virtuais de aprendizagem - AVA, Revista Paideia, v. 11, n. 20, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/issue/view/107. Acesso em: 18 jun. 2024.

MOREIRA, José Antônio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife, Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 12 jun. 2024.

OLIVEIRA, Antônio Nunes de; ANDRADE, Paulo Alberto Avelino; SIQUEIRA, Marcos Cirineu Aguiar. A motivação em sala de aula: o que dizem os alunos sobre as aulas de Física do Ensino Médio? Revista ScientiaTec, Porto Alegre, v. 05, n. 02, p. 130-150, 2018. Disponível em: Acesso em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/download/2717/pdf/11401. 18 jun. 2024.

OLIVEIRA, Jéssica, Maria Nunes de. Adaptação do ensino de física durante a pandemia: uso do jogo Banco do Quantum para o ensino de física quântica, Revista Cactácea, Registro, v. 01, n. 01, p. 54-64, 2021. Disponível em: https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/download/7/12. Acesso em: 18 jun. 2024.

PARADELA, Anna Mirella; SANTOS, Bruna Lima; PINTO, Débora Silva; PINESE, Julia Socci. O uso do vídeo como método de ensino e recurso didático, Revista InovaEduc, Campinas, v. 02, n. 06, p.1-17, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/inovaeduc/article/download/15324/10200/40028. Acesso em: 19 jun. 2024.

SANTOS, Aline Renée Benigno dos. Educação à distância e tecnologias digitais, Revista Educação Tecnologia e Cultura ETC, Salvador, v. 02, n. 13, p. 1-13, 2016. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/etc/article/view/12. Acesso em: 19 jun. 2024.

SILVA, Jade Souza da; ALENCAR, Fábio Pessoa; SILVA, Kariny de Cássia Ramos da; SANTOS, Antonio Marques dos. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de Física: sequência didática mediada pelo software Modellus, Revista Vitruvian Cogitationes, Maringá, v. 04, n. extra, p. 23-38, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/revisvitruscogitationes/article/download/70793/751375157029/. Acesso em: 18 jun. 2024.

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática na Física: uma análise de seus elementos de natureza epistemológica, cognitiva e metodológica, Revista Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 01, p. 20-41, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n1p20. Acesso em: 12 jun. 2024.

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física, Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 41, n. 04, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/Tx3KQcf5G9PvcgQB4vswPbq/. Acesso em: 19 jun. 2019.

SILVA, Micaelle Cristine Melo da; COSTA, Fábio Soares da. A prática docente em Educação Física no ambiente virtual de aprendizagem “Canal Educação”. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 04, n. 01, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/10491. Acesso em: 18 jun. 2024.

LOPES, José Soares; SILVA, Aline Gomes da Silva; DE SOUZA, Gustavo Fontoura de Souza. Ensino de Física com uso de simuladores virtuais: potencial de utilização em sala de aula, Revista HOLOS, Natal, v. 01, n. 39, p. 1-12, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/14365. Acesso em: 19 jun. 2024.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Linguagem e tecnologias digitais no ensino da física como elementos facilitadores da aprendizagem. Revista Processando o Saber, Praia Grande, v. 15, n. 01, p. 75-97, 2023a. Disponível em: https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/297. Acesso em: 12 jun. 2024.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. SOUSA, Maria Eduarda Marinho de. A tríade linguagem, cognição e emoção como elementos potencializadores da aprendizagem, Santana do Ipanema, Revista Diversitas Journal, v. 08, n. 04, p. 2745-2761, 2023b. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2709. Acesso em: 13 jun. 2024.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. Letramento digital no ensino médio como exercício da cidadania e inclusão social, Revista Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 08, n. 03, p. 2600-2615, 2023c. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2641. Acesso em: 19 jun. 2024.

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de. O papel do tutor na consolidação da aprendizagem na EAD: reflexões sobre a prática. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 22, n. 01, p. 1-32, 2024d. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/702. Acesso em: 18 jun. 2024.

SOUSA, Helen Maysa Belfort; TRINDADE, Karoline Corrêa; OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de; MESQUITA, Mizraim Nunes; GARCIA, Paola Trindade. Situações de aprendizagem aplicadas como avaliações diagnósticas em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA, Revista Saúde Digital Tec. Educ. Fortaleza, v. 07, número especial IV, p. 50-57, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/resdite/article/view/72280. Acesso em: 18 jun. 2024.

SOUZA, Tito Eugênio Santos; MENEZES, Afonso Henrique Novaes. Avaliação em educação à distância: concepção e possibilidades, Revista REVASF, Petrolina, v. 04, n. 06, p. 158-170, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/download/275/170/774. Acesso em: 18 jun. 2024.

Publicado

2025-08-21

Como Citar

SALDANHA DE SIQUEIRA, K., & VAZ DE ANDRADE, E. (2025). ENSINO DA FÍSICA NA EAD:: DESAFIOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS PARA O APRENDIZADO SUBSTANTIVO. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 25(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v25i1.827