O papel do tutor na consolidação da aprendizagem na EAD:
reflexões sobre a prática
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.702Palavras-chave:
: Didática. Educação. Cultura digital. TDICResumo
A educação a distância tem promovido novas formas de aprender e ensinar por meio da mediação tecnológica e das diferentes estratégias pedagógicas intrínsecas a esses recursos. Nesse cenário, o papel do tutor na consolidação da aprendizagem tem sido alvo de discussão na área
educacional, dada a relevância desse profissional na implementação de ações voltadas para a manutenção da EaD. Este artigo, configurado na forma de um estudo bibliográfico de natureza narrativa-qualitativa, busca
refletir sobre o papel do tutor na EaD dentro da conjuntura atual dessa modalidade, abordando os principais limites, desafios, habilidades e perspectivas que tornam esse profissional indispensável. Para isso, foram
consultados os portais acadêmicos de acesso livre Scielo e Oasisbr, sendo empregados descritores de busca e critérios de inclusão e exclusão para a seleção da base bibliográfica desta pesquisa, composta por trabalhos publicados entre 2013 e 2023. Ao final deste trabalho, a partir das reflexões produzidas, foi possível identificar o perfil de atuação do tutor para uma mediação eficaz no processo de ensino e aprendizagem, revelando quais
posturas, habilidades e competências esse profissional deve apresentar para o exercício de sua função na atualidade.
Downloads
Referências
AQUINORD, A. C. G.; ARAÚJO, E. A. Lugar-Escola: Espaços educativos, Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 13, n. 1-2, p. 221-248, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000100009. Acesso em: 15 ago. 2023.
BATISTA, L. S.; KUMADA, K. M. Análise metodológica sobre as diferentes configurações da pesquisa bibliográfica, Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 8, n. 6, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/download/113/235. Acesso em: 21 ago. 2023.
BENTES, M. C. B.; KATO, O. M. Fatores que afetam a evasão na educação a distância: curso de administração, Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 31-45, 2014. Distância em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000200004. Acesso em: 17 ago. 2023.
CARVALHO, R. R. M.; MACEDO, L. S.; ARAÚJO, N. C. Educação a distância no ensino superior: as vantagens e desvantagens de um atual processo de ensino e aprendizagem, Revista Conjecturas, v. 22, n. 15, p. 396–404, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1887. Acesso em: 17 ago. 2023.
COSTA, M. B. O tutor e suas atribuições como facilitador da aprendizagem na modalidade de ensino EaD. In: VII Conedu-Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, [Artigo Publicado], Maceió-AL, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2573_22052020180603.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.
FERREIRA, A. A.; PEREIRA, E. A.; COSTA, L. A. Tutoria na educação a distância: contextos de atuação nas redes públicas e privadas. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 145–160, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25104. Acesso em: 28 jul. 2023.
FERREIRA, F. A. J.; CAVALCANTE, A. E. L. W.; BARRETO JUNIOR, I. F.; Atuação docente no modelo de educação a distância (EaD): uma apreciação crítica sobre o papel dos tutores no ensino superior, Revista Direito e Justiça, Santo ngelo, v. 21, n. 40, p. 115-133, 2021. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/direitoejustica/article/download/406/176/1174. Acesso em: 13 ago. 2023.
FILHO, A. C.; SALES, V. M. B.; ALVES, F. C. Tutoria e identidade docente na educação a distância, Revista PEMO, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/download/3632/4052/19806. Acesso em: 13 ago. 2023.
FORNO, J. P. D.; KNOLL, G. F. Os Moocs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos, Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 178-194, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/download/2705/2368/7932. Acesso em: 15 ago. 2023.
FRANCO, A. P.; CARMO, R. O. S. Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais, Revista Educação e Políticas em Debate, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 107 - 120, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54803, Acesso: 13 ago. 2023.
FRANÇA, L. C.; MATTA, W. K.; ALVES, E. D. Psicologia e Educação a Distância: Uma Revisão Bibliográfica, Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. 1, p. 4-15, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/bW6QmWGtMPLXbB5TDBcwBqs/. Acesso em: 04 ago. 2023.
GARCIA, V. L.; CARVALHO JÚNIOR, P. M, Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões, Revista Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 209-213, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/download/104295/102940. Acesso em: 17 ago. 2023.
MAGNAGNAGNO, C. C.; RAMOS, M. P.; OLIVEIRA, L. M. P. Estudo sobre o uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp, Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 507-516, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/VWzZ6BGGjVjhqywtrH5ckDJ/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.
MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas, Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 14, n. 3, p. 271-282, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000300003. Acesso em: 17 ago. 2023.
MARQUES, J. D. Educação a distância no contexto da pandemia da covid-19: uma alternativa democrática ou segregadora, Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial II, p. 416-429, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52294/35782. Acesso em: 17 ago. 2023.
MATTAR, J.; RODRIGUES, L. M. M.; CZESZAK, W.; GRACIANI, J. Competências e funções dos tutores online em educação a distância, Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, n. 8, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wDMtcL9SsDw5ZMFLfxr98Cw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2023.
MELLO, S. L. M.; MEIRINHO, M. J.; LEAL FILHO, W.; SAMPAIO, T. N. R. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil? Ensaio: avaliação, políticas públicas e educação, Rio de Janeiro, v. 31, n. 118, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/yp7VKpyfBP4VyxnQvdwkccc/. Acesso em: 17 ago. 2023.
MESQUITA, M. C. C. A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papéis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem, Revista Cocar, Belém, v. 16, n. 34, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4935. Acesso em: 13 ago. 2023.
LIMA, J. M. M. Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, vol. 07, n. 06, p. 17-37, 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/plataforma-moodle. Acesso em: 15 ago. 2023.
SANTOS, D. C.; FIALHO, L. M. F.; SOUZA, F. G. A. Tutoria em educação a distância, Revista REVASF, Petrolina, v. 10, n. 21, p. 397-425, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003. Acesso em: 13 ago. 2023.
SILVA, M. P. D.; MELO, M. C. O. L.; MUYLDER, C. F. Educação a distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/NBrjWSWJKnnbgfDjTTxbMth/?lang=pt. Acesso em: 17 ago. 2023.
SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino, Revista Katál, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/. Acesso em: 15 ago. 2023.
SOUZA, R.; CYPRIANO, E. F. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p. 65-80, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/BCRfcxNR9N8CT863wp8rjWz/. Acesso em: 15 ago. 2023.
VILIONE, J. L.; JORGE, M. E. N. Competências e habilidades do tutor em EaD: desafios e superações, Revista Colloquium Humanarum, v. 11, n. Especial, p. 807-814, 2014. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/2014/suplementos/area/Humanarum/Educa%C3%A7%C3%A3o/COMPET%C3%8ANCIAS%20E%20HABILIDADES%20DO%20TUTOR%20EM%20EAD.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.