O papel do tutor na consolidação da aprendizagem na EAD:

reflexões sobre a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.702

Palavras-chave:

: Didática. Educação. Cultura digital. TDIC

Resumo

A educação a distância tem promovido novas formas de aprender e ensinar por meio da mediação tecnológica e das diferentes estratégias pedagógicas intrínsecas a esses recursos. Nesse cenário, o papel do tutor na consolidação da aprendizagem tem sido alvo de discussão na área
educacional, dada a relevância desse profissional na implementação de ações voltadas para a manutenção da EaD. Este artigo, configurado na forma de um estudo bibliográfico de natureza narrativa-qualitativa, busca
refletir sobre o papel do tutor na EaD dentro da conjuntura atual dessa modalidade, abordando os principais limites, desafios, habilidades e perspectivas que tornam esse profissional indispensável. Para isso, foram
consultados os portais acadêmicos de acesso livre Scielo e Oasisbr, sendo empregados descritores de busca e critérios de inclusão e exclusão para a seleção da base bibliográfica desta pesquisa, composta por trabalhos publicados entre 2013 e 2023. Ao final deste trabalho, a partir das reflexões produzidas, foi possível identificar o perfil de atuação do tutor para uma mediação eficaz no processo de ensino e aprendizagem, revelando quais
posturas, habilidades e competências esse profissional deve apresentar para o exercício de sua função na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino. 

Referências

AQUINORD, A. C. G.; ARAÚJO, E. A. Lugar-Escola: Espaços educativos, Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 13, n. 1-2, p. 221-248, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000100009. Acesso em: 15 ago. 2023.

BATISTA, L. S.; KUMADA, K. M. Análise metodológica sobre as diferentes configurações da pesquisa bibliográfica, Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 8, n. 6, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/download/113/235. Acesso em: 21 ago. 2023.

BENTES, M. C. B.; KATO, O. M. Fatores que afetam a evasão na educação a distância: curso de administração, Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 31-45, 2014. Distância em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752014000200004. Acesso em: 17 ago. 2023.

CARVALHO, R. R. M.; MACEDO, L. S.; ARAÚJO, N. C. Educação a distância no ensino superior: as vantagens e desvantagens de um atual processo de ensino e aprendizagem, Revista Conjecturas, v. 22, n. 15, p. 396–404, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1887. Acesso em: 17 ago. 2023.

COSTA, M. B. O tutor e suas atribuições como facilitador da aprendizagem na modalidade de ensino EaD. In: VII Conedu-Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, [Artigo Publicado], Maceió-AL, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2573_22052020180603.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.

FERREIRA, A. A.; PEREIRA, E. A.; COSTA, L. A. Tutoria na educação a distância: contextos de atuação nas redes públicas e privadas. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 145–160, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/25104. Acesso em: 28 jul. 2023.

FERREIRA, F. A. J.; CAVALCANTE, A. E. L. W.; BARRETO JUNIOR, I. F.; Atuação docente no modelo de educação a distância (EaD): uma apreciação crítica sobre o papel dos tutores no ensino superior, Revista Direito e Justiça, Santo ngelo, v. 21, n. 40, p. 115-133, 2021. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/direitoejustica/article/download/406/176/1174. Acesso em: 13 ago. 2023.

FILHO, A. C.; SALES, V. M. B.; ALVES, F. C. Tutoria e identidade docente na educação a distância, Revista PEMO, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/download/3632/4052/19806. Acesso em: 13 ago. 2023.

FORNO, J. P. D.; KNOLL, G. F. Os Moocs no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos, Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 178-194, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/download/2705/2368/7932. Acesso em: 15 ago. 2023.

FRANCO, A. P.; CARMO, R. O. S. Tutoria online: desafios da docência em tempos e espaços digitais, Revista Educação e Políticas em Debate, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 107 - 120, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54803, Acesso: 13 ago. 2023.

FRANÇA, L. C.; MATTA, W. K.; ALVES, E. D. Psicologia e Educação a Distância: Uma Revisão Bibliográfica, Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 32, n. 1, p. 4-15, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/bW6QmWGtMPLXbB5TDBcwBqs/. Acesso em: 04 ago. 2023.

GARCIA, V. L.; CARVALHO JÚNIOR, P. M, Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões, Revista Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 209-213, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/download/104295/102940. Acesso em: 17 ago. 2023.

MAGNAGNAGNO, C. C.; RAMOS, M. P.; OLIVEIRA, L. M. P. Estudo sobre o uso do Moodle em Cursos de Especialização a Distância da Unifesp, Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 507-516, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/VWzZ6BGGjVjhqywtrH5ckDJ/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2023.

MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas, Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 14, n. 3, p. 271-282, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000300003. Acesso em: 17 ago. 2023.

MARQUES, J. D. Educação a distância no contexto da pandemia da covid-19: uma alternativa democrática ou segregadora, Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial II, p. 416-429, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/52294/35782. Acesso em: 17 ago. 2023.

MATTAR, J.; RODRIGUES, L. M. M.; CZESZAK, W.; GRACIANI, J. Competências e funções dos tutores online em educação a distância, Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, n. 8, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/wDMtcL9SsDw5ZMFLfxr98Cw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2023.

MELLO, S. L. M.; MEIRINHO, M. J.; LEAL FILHO, W.; SAMPAIO, T. N. R. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil? Ensaio: avaliação, políticas públicas e educação, Rio de Janeiro, v. 31, n. 118, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/yp7VKpyfBP4VyxnQvdwkccc/. Acesso em: 17 ago. 2023.

MESQUITA, M. C. C. A tutoria na EaD: reflexões acerca dos papéis e da mediação pedagógica dos tutores no processo de ensino e aprendizagem, Revista Cocar, Belém, v. 16, n. 34, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4935. Acesso em: 13 ago. 2023.

LIMA, J. M. M. Plataforma Moodle: A educação por mediação tecnológica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, vol. 07, n. 06, p. 17-37, 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/plataforma-moodle. Acesso em: 15 ago. 2023.

SANTOS, D. C.; FIALHO, L. M. F.; SOUZA, F. G. A. Tutoria em educação a distância, Revista REVASF, Petrolina, v. 10, n. 21, p. 397-425, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003. Acesso em: 13 ago. 2023.

SILVA, M. P. D.; MELO, M. C. O. L.; MUYLDER, C. F. Educação a distância em foco: um estudo sobre a produção científica brasileira, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 202-230, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/NBrjWSWJKnnbgfDjTTxbMth/?lang=pt. Acesso em: 17 ago. 2023.

SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino, Revista Katál, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/xLqFn9kxxWfM5hHjHjxbC7D/. Acesso em: 15 ago. 2023.

SOUZA, R.; CYPRIANO, E. F. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia, Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p. 65-80, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/BCRfcxNR9N8CT863wp8rjWz/. Acesso em: 15 ago. 2023.

VILIONE, J. L.; JORGE, M. E. N. Competências e habilidades do tutor em EaD: desafios e superações, Revista Colloquium Humanarum, v. 11, n. Especial, p. 807-814, 2014. Disponível em: http://www.unoeste.br/site/enepe/2014/suplementos/area/Humanarum/Educa%C3%A7%C3%A3o/COMPET%C3%8ANCIAS%20E%20HABILIDADES%20DO%20TUTOR%20EM%20EAD.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.

Publicado

2024-05-02

Como Citar

SALDANHA DE SIQUEIRA, K. (2024). O papel do tutor na consolidação da aprendizagem na EAD:: reflexões sobre a prática. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 22(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v22i1.702

Edição

Seção

Artigos Originais