As NARRATIVAS DE PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA SOBRE ENSINO HÍBRIDO
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.773Palavras-chave:
Formação Colaborativa, Ensino Híbrido, Psicologia, Prática Docente, Atlas.TiResumo
A partir da Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, conteúdos curriculares da graduação em Psicologia puderam ser ofertados “na modalidade de Ensino a Distância (EaD)” (Brasil, 2019), sem exceder 40% da carga horária total do curso. Desta forma, três docentes psicólogos, de uma disciplina ministrada na modalidade, foram convidados a participar de uma formação colaborativa, para que se adequassem a essa nova realidade. Este artigo analisa as narrativas dos professores durante a formação colaborativa. Foi realizada uma análise qualitativa das narrativas produzidas durante os seis encontros, utilizando-se a metodologia de análise de conteúdo, e categorização de palavras com o software Atlas.Ti®. Das narrativas destaca-se a percepção dos participantes sobre a formação colaborativa; o trabalho em equipe para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes e as mudanças na comunicação e na interação entre professores e estudantes em ambientes de ensino híbrido. Conclui-se que essa formação colaborativa auxiliou no desenvolvimento profissional contínuo dos professores, no acesso e adaptações positivas frente às inovações tecnológicas e pedagógicas.
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