As NARRATIVAS DE PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA SOBRE ENSINO HÍBRIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.773

Palavras-chave:

Formação Colaborativa, Ensino Híbrido, Psicologia, Prática Docente, Atlas.Ti

Resumo

A partir da Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, conteúdos curriculares da graduação em Psicologia puderam ser ofertados “na modalidade de Ensino a Distância (EaD)” (Brasil, 2019), sem exceder 40% da carga horária total do curso. Desta forma, três docentes psicólogos, de uma disciplina ministrada na modalidade, foram convidados a participar de uma formação colaborativa, para que se adequassem a essa nova realidade. Este artigo analisa as narrativas dos professores durante a formação colaborativa. Foi realizada uma análise qualitativa das narrativas produzidas durante os seis encontros, utilizando-se a metodologia de análise de conteúdo, e categorização de palavras com o software Atlas.Ti®. Das narrativas destaca-se a percepção dos participantes sobre a formação colaborativa; o trabalho em equipe para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes e as mudanças na comunicação e na interação entre professores e estudantes em ambientes de ensino híbrido. Conclui-se que essa formação colaborativa auxiliou no desenvolvimento profissional contínuo dos professores, no acesso e adaptações positivas frente às inovações tecnológicas e pedagógicas.

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Biografia do Autor

Ezevaldo Aquino Santos, Universidade Pitágoras Unopar

Doutorando em Metodologias para o Ensino das Linguagens e suas Tecnologias. Graduação em Psicologia pela Faculdade da Cidade do Salvador, e graduação em Direito pelo Centro Universitário UNIME. Mestrado Acadêmico em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Mestrado Profissional em Psicologia Criminal com Especialização em Psicologia Forense, Especialização em Neuropsicologia, Especialização em Avaliação Psicológica, Especialização em terapia Cognitivo-comportamental, Especialização em Psicopedagogia, Especialização em Docência Ensino Superior. Atualmente atua como Docente nas disciplinas de Psicologia Aplicada à Saúde, Psicologia Jurídica, Estudos de Gênero em Psicologia, Medidas e Avaliação em Psicologia (técnicas psicométricas e projetivas), Saúde Mental e Trabalho, Diagnóstico e Intervenção em Psicologia. Atuou como Coordenador do Curso de Psicologia. Supervisor de Estágio em Avaliação Psicológica, Empregabilidade de Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos. Docente e Coordenador do Projeto de Extensão em Psicologia Forense e Criminal do Centro Universitário UNIFAS, com inserção prática no contexto prisional. Atuação como psicólogo perito para o Tribunal de Justiça Federal e psicólogo assistente técnico no contexto de perícias psicológicas. Psicólogo e Neuropsicólogo clínco. Aluno membro do grupo CNPq intitulado -Grupo de estudos e pesquisas em metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem linha de pesquisa- As múltiplas linguagens no processo de ensino e aprendizagem por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação.

Bernadete Lema Mazzafera, Universidade Pitágoras Unopar

Docente titular do programa de pós graduação stricto-sensu Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias UNOPAR. Docente convidada do programa de Mestrado em Ensino -Universidade de Cuiabá. Docente permanente do programa de Mestrado em Ensino e Ciências da Saúde -UNIAN. Pós Doutorado concluído na FMUSP- SP. Doutora em Linguística USP-SP. Mestre em Fonoaudiologia -PUC-SP. Especialista em Ensino a Distância. Especialista em Linguagem. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino. Especialista em Gestão Universitária. Graduação em Fonoaudiologia, Direito e Pedagogia. Possui mais de 115 orientações concluídas distribuídas entre pós - doutorado, doutorado, mestrado, graduação, especialização e iniciação científica. Publicou mais de 20 capítulos de livros. 135 trabalhos publicados em Anais de eventos nacionais e internacionais. Pesquisas e estudos relacionadas a: utilização de recursos educacionais digitais, processos de ensino e aprendizagem, linguagem, metodologia de pesquisa. Líder do grupo CNPq intitulado -Grupo de estudos e pesquisas em metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem linha de pesquisa- As múltiplas linguagens no processo de ensino e aprendizagem por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

Santos, E. A., & Mazzafera, B. L. (2024). As NARRATIVAS DE PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA SOBRE ENSINO HÍBRIDO. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 24(2). https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.773

Edição

Seção

Artigos Originais