Framework para Aplicação da Metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação a Distância e Híbrida
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v24i2.763Palavras-chave:
Educação a Distância, Educação híbrida, Aprendizagem Baseada em Problemas, FrameworkResumo
Nas últimas décadas, houve um aumento significativo nos estudos sobre metodologias ativas na comunidade acadêmica, incluindo a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que é utilizada tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância. Diante dessa realidade, a pesquisa objetivou desenvolver um framework participativo para a aplicação da ABP na educação a distância e híbrida (EaDH). O estudo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira uma revisão sistemática da literatura para entender como a ABP é aplicada na EaDH, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e as ferramentas utilizadas. Constatou-se que a maioria das pesquisas e experiências de ABP não está vinculada a um AVA e que há poucas iniciativas específicas para a aplicação da metodologia no planejamento, execução e avaliação da ABP. Na segunda etapa, foram realizadas oficinas, grupos focais e provas de conceito para identificar os requisitos necessários para o desenvolvimento do framework
proposto nos AVAs Moodle e Google Classroom. O framework proposto tem como objetivo orientar professores e tutores na EaDH por meio de uma sequência lógica de atividades e ferramentas para a aplicação da ABP. Essa proposta contribui para uma aplicação mais formal e sistematizada da metodologia, auxiliando os professores frente aos desafios da prática pedagógica. Portanto, a pesquisa apresenta uma contribuição significativa para o campo da EaDH, fornecendo um framework para a aplicação da ABP que pode ser adaptado em diferentes contextos de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BARROWS, H. S., & TAMBLYN, R. M. (1980). Problem-based learning: An approach to medical education (Vol. 1). Springer Publishing Company.
BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 117-142, 2002.
GROSSI, M. G. R., & VITAL, F. H. (2022). As pesquisas brasileiras e as competências necessárias à prática pedagógica de professores que atuam na EaD. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 21(1).
HUNG, Woei. The 9-step problem design process for problem-based learning: Application of the 3C3R model. Educational Research Review, v. 4, n. 2, p. 118-141, 2009.
MORAN, José Manuel. O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na EAD - uma leitura crítica dos meios. Palestra proferida pelo Professor José Manuel Moran no evento "Programa TV Escola-Capacitação de Gerentes", realizado pela COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999.
MOUST, Jos HC; BERKEL, HJM Van; SCHMIDT, Henk G. Signs of erosion: Reflections on three decades of problem-based learning at Maastricht University. Higher education, v. 50, n. 4, p. 665-683, 2005.
SOUZA RABELO, Silva., D., Burlamaqui, A., Rabelo, H., Valentim, R., Rabelo, D. A., e Silas, D. Desenvolvimento de Sistemas Computacionais Utilizando Aprendizagem Baseada em Problemas. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçao-SBIE). 2018. p. 188.
RIBEIRO, Elvia Nunes; MENDONÇA, Gilda Aquino de Araújo; MENDONÇA, Alzino Furtado. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. In: Anais do 13º Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba, Brasil. 2007.
RODRIGUES, Ariane Nunes. Um framework conceitual para implementação e gestão da abordagem PBL no ensino de Computação. 2018.
VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.