O ensino híbrido e suas possibilidades de aplicação na pós-graduação stricto sensu no Brasil

Autores

  • Rafael Afonso de Paula Centro Universitário Municipal de Franca
  • Silvio Carvalho Neto

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.718

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Pós-graduação, Strcito Sensu, Ensino Superior, Tecnologia Educacional, blended learning, Postgraduate studies, University education, Educational technology, Enseñanza Híbrida, postgradación, Enseñanza superior

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as possibilidades de aplicação do ensino híbrido na pós-graduação Stricto Sensu no Brasil. O método do trabalho é a pesquisa exploratória bibliográfica, com abordagem qualitativa. O artigo é uma extração de resultados parciais de uma pesquisa em andamento que procura descrever os benefícios da implantação do ensino híbrido nos diversos aspectos que envolvem os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Os resultados iniciais indicam que o ensino híbrido pode ser utilizado na realização das disciplinas, nas bancas de defesa e qualificação, na realização de palestras interinstitucionais,
na colaboração de grupos de pesquisa, no processo de internacionalização, entre outros setores que podem ser beneficiados.

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Biografia do Autor

Rafael Afonso de Paula, Centro Universitário Municipal de Franca

Graduado em Psicologia Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Uni-FACEF - Centro Universitário Municipal de Franca. Especialista em psicopedagogia clínica e institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Trabalha atualmente como psicólogo no programa Melhor em Casa/PMeC de Ituverava-SP.

Silvio Carvalho Neto

Doutor em Administração pela USP, com Pós Doutorado na área de Tecnologia na Educação na Stanford University (EUA). Especialista em Negócios Eletrônicos pela Fundação Getúlio Vargas e licenciado em Matemática pela Universidade de Franca, atuando nas áreas de sistemas e tecnologias da informação aplicadas ao desenvolvimento regional.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

de Paula, R. A., & Neto, S. C. (2024). O ensino híbrido e suas possibilidades de aplicação na pós-graduação stricto sensu no Brasil. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.718