Sala de aula invertida e competências docentes:

um estudo de caso em curso de capacitação na modalidade híbrida

Autores

  • Filipe Barbosa Nogueira Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN)

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.717

Palavras-chave:

Ensino híbrido, Sala de Aula Invertida, Competências, Competências docentes, Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Resumo

Este artigo apresenta como a Sala de Aula Invertida pode potencializar, por meio de um curso de capacitação na modalidade híbrida, o desenvolvimento de competências docentes de instrutores que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Como metodologia, realizou-se pesquisa exploratória-descritiva e estudo de caso, com abordagem qualitativa dos dados. Os procedimentos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e questionários aplicados aos instrutores-alunos, visando identificar as autopercepções das competências desenvolvidas durante o curso; e aos professores do curso, no
intuito de identificar as percepções quanto à abordagem da Sala de Aula Invertida para o desenvolvimento de competências docentes, na modalidade híbrida. Os dados foram analisados na perspectiva do modelo Addie de design instrucional. Considera-se, apesar do pequeno amostral analisado, que a Sala de Aula Invertida é uma das estratégias híbridas com potencial para otimizar o desenvolvimento de competências docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Barbosa Nogueira, Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior na Universidade Estácio de Sá (2023) e Pedagogo pela Universidade Veiga de Almeida (2020). Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), atualmente é Auxiliar em Assuntos Educacionais e Instrutor no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN).

Referências

ANDERSON, L. W. et al. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: a revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. New York: Longman, 2001.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

BEHAR, P. A. (org.). Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BERGMANN, J. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Marinha do Brasil. Currículo – Estágio de Qualificação em Instrução por Competências. São Pedro da Aldeia, RJ: Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval, 2023a.

BRASIL. Marinha do Brasil. Manual de elaboração de referenciais de competências profissionais – DensM-1008. 1 rev. Rio de Janeiro, RJ: Diretoria de Ensino da Marinha, 2021.

BRASIL. Marinha do Brasil. Portaria nº 431/MB, de 8 de dezembro de 2009. Aprova a Política de Ensino da Marinha (PoEnsM). Brasília, DF: Comando da Marinha, dez. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4 ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2023b. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/. Acesso em: 10 nov. 2023.

FERRAZ, A. P. do C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & produção, v. 17, p. 421–431, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm. Acesso em: 25 fev. 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. In: XI ANPED SUL, 11. 2016, Curitiba. Reunião Científica Regional da ANPED: Anais [...]. Curitiba, 2016. p. 1–22. Disponível em: https://revista.trt10.jus.br/index.php/revista10/article/view/2. Acesso em: 23 fev. 2023.

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, S. et al. (org.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p. 23–35. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.

MORETTO, V. P. Planejamento: planejamento a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

SUHR, I. R. F. Desafios no uso da sala de aula invertida no ensino superior. Revista Transmutare, v. 1, n. 1, p. 4–21, 2016. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/rtr/article/view/3872. Acesso em: 24 fev. 2023.

TORREZZAN, C. A. W.; MENDES, J. S. da S. M. Competências do professor-autor no meio digital: um foco em materiais educacionais digitais. In: BEHAR, P. A; SILVA, K. K. A. da (org.). Competências digitais em educação: do conceito à prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022.

VALÉRIO, M.; MOREIRA, A. L. O. R. Sete críticas à sala de aula invertida. Revista Contexto & Educação, v. 33, n. 106, p. 215-230, 2018. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7890. Acesso em: 27 fev. 2023.

VENTURA, M. M. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007. Disponível em: http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2007_05/a2007_v20_n05_art10.pdf. Acesso em: 19 mar. 2023.

VILAÇA, M. L. C. Ambientes virtuais de aprendizagem: tecnologia, educação e comunicação. Cadernos do CNLF, v. 17, n. 10, p. 16–26, 2013. Disponível em: http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/cnlf/10/02.pdf. Acesso em: 27 fev. 2023.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Métodos para ensinar competências. Porto Alegre: Penso, 2020.

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Barbosa Nogueira, F. (2024). Sala de aula invertida e competências docentes:: um estudo de caso em curso de capacitação na modalidade híbrida. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.717