Sala de aula invertida e competências docentes:
um estudo de caso em curso de capacitação na modalidade híbrida
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.717Palavras-chave:
Ensino híbrido, Sala de Aula Invertida, Competências, Competências docentes, Educação Profissional Técnica de Nível MédioResumo
Este artigo apresenta como a Sala de Aula Invertida pode potencializar, por meio de um curso de capacitação na modalidade híbrida, o desenvolvimento de competências docentes de instrutores que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Como metodologia, realizou-se pesquisa exploratória-descritiva e estudo de caso, com abordagem qualitativa dos dados. Os procedimentos utilizados foram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e questionários aplicados aos instrutores-alunos, visando identificar as autopercepções das competências desenvolvidas durante o curso; e aos professores do curso, no
intuito de identificar as percepções quanto à abordagem da Sala de Aula Invertida para o desenvolvimento de competências docentes, na modalidade híbrida. Os dados foram analisados na perspectiva do modelo Addie de design instrucional. Considera-se, apesar do pequeno amostral analisado, que a Sala de Aula Invertida é uma das estratégias híbridas com potencial para otimizar o desenvolvimento de competências docentes.
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