Aula em Sala Híbrida:

melhor ou o pior dos dois mundos?

Autores

  • Enya Carolina Silva da Costa USP/FGV
  • Guilherme Balbi
  • Clio Nudel Radomysler
  • Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.716

Palavras-chave:

ensino híbrido, sala híbrida, inovação, metodologias ativas, ensino jurídico

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o uso da sala de aula híbrida, infraestrutura que favorece a participação síncrona no ambiente presencial e remoto simultaneamente, na FGV Direito SP. Baseia-se na análise da percepção de docentes e discentes extraída através de entrevistas semiestruturadas e surveys, informada pela literatura pertinente. Primeiramente, descrevemos a tecnologia empregada, vantagens e desafios desse modelo de sala de aula. Em seguida, fornecemos recomendações institucionais e pedagógicas. Concluímos que a sala tem potencial para facilitação da internacionalização e logística dos estudantes, mas possui limitações que exigem estratégias metodológicas para assegurar a inclusão e qualidade de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEATTY, B. J. Designing a Hybrid-Flexible Course: Creating an Effective Learning Environment for All Students. In: B. J. Beatty, Hybrid-Flexible Course Design: Implementing student-directed hybrid classes. 2019. EdTech Books. Disponível em: <https://edtechbooks.org/hyflex/hyflex_design>. Acesso em 13 abr. 2023.

BRUSCATO, Amanda Maraschin; BAPTISTA, Jorge. Modalidades de ensino nas universidades brasileiras e portuguesas: um estudo de caso sobre a percepção de alunos e professores em tempos de Covid-19. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021.

COHEN, Anat; NORGARD, Rikke Toft; MOR, Yishay. Hybrid learning spaces--Design, data, didactics. British Journal of Educational Technology, vol. 51, n. 4, 2020, p. 1039-1044. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/bjet.12964 >. Acesso em 13 abr. 2023.

COLUMBIA University, Center for Teaching and Learning. Hybrid/HyFlex Teaching & Learning, s. d. Disponível em: <https://ctl.columbia.edu/resources-and-technology/teaching-with-technology/teaching-online/hyflex/>. Acesso em 21 jun. 2023.

DOTTA, Silvia et al. Oportunidades e desafios no cenário de pandemia para transformar a educação mediada por tecnologias. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 28, p. 157-167, 2021.Disponível em < http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-99592021000100020> Acesso em 6 jul. 2022.

ET (Education Tecnology). 2020 Ultimate Guide to Blended Learning. 2020. Disponível em < https://edtechnology.co.uk/latest-news/ultimate-guide-to-blended-learning/> Acesso em 16 mar. 2023.

FEFERBAUM, Marina et. al. Ensino híbrido: o futuro que queremos? 2023, FGV. No prelo.

MONASH (Monash University). Active blended and online teaching. s.d. Disponível em: <https://www.monash.edu/learning-teaching/TeachHQ/Teaching-practices/Blended-and-online-teaching > . Acesso em 7 jul. 2022.

MORAN, José. Educação híbrida: um conceito chave para a educação, hoje. In: BACICH, TANZI & TREVISANI (org.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: PENSO, 2015, p. 27-45.

OLC (Online Learning Consortium). Online & blended learning: selections from the field. Routledge, 2018. Disponível em < https://www.routledge.com/rsc/downloads/OLC_FreeBook_Online__Blended_Learning.pdf> Acesso em 6 jul. 2022.

RADOMYSLER, Clio N.; FEFERBAUM, Marina; COSTA, Enya C. S; BALBI, Guilherme; PASQUALETO, Olívia Q. F. Ensino híbrido: um guia de boas práticas institucionais e docentes. São Paulo: CEPI FGV Direito SP, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/33487. Acesso em 14 abr. 2023.

SANTINELLO, Jamile; COSTA, Maria Luisa Furlan; SANTOS, Renata Oliveira dos. A virtualização do Ensino Superior: reflexões sobre políticas públicas e Educação Híbrida. Educar em Revista, v. 36, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/kDg6xqTkySYrWsXvszFg4Np/?format=pdf&lang=pt

SENA, I. de J.; PEREIRA, M. R.; LAJONQUIÈRE, L. de. Hybrid teaching at the university and enunciation place of professors in the academic-vocational formation. SciELO Preprints, 2022. Disponível em: < https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3624> . Acesso em: 6 jul. 2022.

STANFORD UNIVERSITY. What is blended teaching?Teaching commons, [s.d.] Disponível em <https://teachingcommons.stanford.edu/explore-teaching-guides/blended-teaching-guide/getting-started-blended-teaching/one-central-question >. Acesso em 6 mar. 2023.

Publicado

2024-06-07

Como Citar

Carolina Silva da Costa, E., Balbi, G., Nudel Radomysler, C., & de Quintana Figueiredo Pasqualeto, O. (2024). Aula em Sala Híbrida:: melhor ou o pior dos dois mundos?. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.716