Desenvolvimento de mídias pra cursos híbridos de nível técnico SENAI Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.714Palavras-chave:
Formação técnica, Metaverso, HQs, Educação híbridaResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as mídias e aplicações da metodologia de ensino do SENAI Paraná, adaptadas aos conteúdos de nível técnico, em cursos híbridos ou 100% a distância. Aborda-se, de forma sucinta, a importância da identificação do usuário, bem como da adaptação dos conteúdos, para que a formação seja de valor e acessível. Para finalizar, detalham-se as novas mídias incorporadas aos processos de desenvolvimento das aulas.
Downloads
Referências
BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem e uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
FERRAZ, R. Acessibilidade na web: boas práticas para construir sites e aplicações acessíveis. São Paulo: Casa do Código, 2020.
GRANT, W. UX design: guia definitivo com as melhores práticas de UX. São Paulo: Packt/Novatec, 2019.
GRAU, Oliver. Arte visual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora Unesp: Editora Senac São Paulo, 2007.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, J. M. (Org.). Novas metodologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2013.
PAIVA, F. S. Histórias em quadrinhos na educação: memórias resultados e dados. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18047. Acesso em: 20 mar. 2023.
SÁNCHEZ, I. Saiba como desenvolver o ensino por competências na educação profissional. Saraiva Educação, 2020. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/ensino-por-competencias-na-educacao-profissional/. Acesso em: 16 mar. 2023.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI). Departamento Nacional. Metodologia SENAI de educação profissional. Brasília, DF, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.