Desenvolvimento de mídias pra cursos híbridos de nível técnico SENAI Paraná

Autores

  • Claudia Leticia Filla
  • Felipe Marcondes Carneiro
  • Gerusa de Oliveira Hungaro
  • Leticia Horiuchi Utime
  • Willian Bill

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.714

Palavras-chave:

Formação técnica, Metaverso, HQs, Educação híbrida

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as mídias e aplicações da metodologia de ensino do SENAI Paraná, adaptadas aos conteúdos de nível técnico, em cursos híbridos ou 100% a distância. Aborda-se, de forma sucinta, a importância da identificação do usuário, bem como da adaptação dos conteúdos, para que a formação seja de valor e acessível. Para finalizar, detalham-se as novas mídias incorporadas aos processos de desenvolvimento das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Leticia Filla

Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação e novas tecnologias e em Gestão Inovadora na Ed. Básica e Profissional. Atuo a mais de 14 anos na educação a distância. Como Designer Educacional sou especialista no desenvolvimento das mídias digitais como roteiros de vídeos, jogos, realidade virtual e realidade aumentada.  Busco em meus trabalhos adequar os conteúdos ao perfil do usuário e as recomendações de acessibilidades da WCAG. Já trabalhei com AVA da blackboard e hoje atuo com o moodle na organização de materiais, utilizando conhecimentos nas áreas de UX, acessibilidade e psicopedagogia.

Felipe Marcondes Carneiro

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (2015). Especialização em Engenharia Automotiva na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Atualmente Analista de Educação Sênior - SENAI - Departamento Regional do Paraná. Implementando, avaliando, coordenando e planejando o desenvolvimento de projetos pedagógicos/institucionais nas modalidades de ensino a distância. Liderança da equipe multidisciplinar de tutores dos cursos técnicos. Grande atuação nas plataformas LMS - Moodle e T2k (no processo de ponta a ponta), atuação e implementação do novo ensino médio (SESI e SENAI - PR). Desenvolvendo ações de tutoria, monitoria, e desenvolvimento de projetos de educação. Conhecimento das regulamentações educacionais por motivo de abertura de novos cursos e modalidades. Tem grande experiência na área de Manutenção Mecânica Automotiva.

Gerusa de Oliveira Hungaro

Graduada em Pedagogia e Administração de Empresas. Pós-graduada em Gestão Educacional, Design Instrucional, Gestão Inovadora na Educação Básica e Profissional. Experiência em áreas pedagógicas, educação profissional e docência do Ensino Superior. Atualmente atua como designer educacional.

Leticia Horiuchi Utime

Graduada em Design de Produto na Universidade Federal do Paraná com mestrado em Design de Moda e Acessórios no Instituto Marangoni de Milão. Empreendeu seu estúdio de design por mais de 10 anos, e migrou para a área de tecnologia, especializando-se em Design de experiência do usuário, e gestão de projetos estratégicos. Atualmente trabalha com gestão de projetos e produtos digitais educacionais para a Gerência de Inteligência de Negócios nas casas SESI, Senai e IEL da Fiep.

Willian Bill

Possui graduação em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Atualmente é Designer Gráfico da SENAI - Departamento Regional do Paraná. Tem experiência na área de Educação.  

Referências

BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem e uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

FERRAZ, R. Acessibilidade na web: boas práticas para construir sites e aplicações acessíveis. São Paulo: Casa do Código, 2020.

GRANT, W. UX design: guia definitivo com as melhores práticas de UX. São Paulo: Packt/Novatec, 2019.

GRAU, Oliver. Arte visual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora Unesp: Editora Senac São Paulo, 2007.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: MORAN, J. M. (Org.). Novas metodologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2013.

PAIVA, F. S. Histórias em quadrinhos na educação: memórias resultados e dados. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18047. Acesso em: 20 mar. 2023.

SÁNCHEZ, I. Saiba como desenvolver o ensino por competências na educação profissional. Saraiva Educação, 2020. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/ensino-por-competencias-na-educacao-profissional/. Acesso em: 16 mar. 2023.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI). Departamento Nacional. Metodologia SENAI de educação profissional. Brasília, DF, 2019.

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Filla, C. L., Marcondes Carneiro, F., de Oliveira Hungaro , G., Horiuchi Utime , L., & Bill, W. (2024). Desenvolvimento de mídias pra cursos híbridos de nível técnico SENAI Paraná. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.714