A hibridização simultânea na educação corporativa
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.713Palavras-chave:
Ensino Híbrido; Ensino Híbrido Simultâneo; Salas Flex; Educação Corporativa.Resumo
Com a ampliação do trabalho remoto pós-pandemia da Covid-19, o
ensino híbrido na educação corporativa ganha força como estratégia para
conciliar a aprendizagem tanto dos trabalhadores fisicamente presenciais quanto dos virtualmente presenciais. Este estudo objetiva analisar uma das novas formas de se pensar a educação híbrida: a educação simultânea. A metodologia utilizada foi o estudo de caso das salas de aula flex da Universidade Petrobras. O texto analisa os resultados de sua implantação, apontando possibilidades de melhorias, oferecendo dicas e verificando que as salas flex são uma solução educacional eficaz para viabilizar o processo de aprendizagem simultânea.
Downloads
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. In: Revista Pátio, nº 25, p.45-47. São Paulo: ECA/USP, 2015. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf > Acesso em 05.03.2023.
BLIUC, A.-M., GOODYEAR, P., & ELLIS, R. A. (2007). Research focus and methodological choices in studies into students' experiences of blended learning in higher education. The Internet and Higher Education, 10, 231-244. doi:10.1016/j.iheduc.2007.08.001
Dicionário Michaelis Online. Website: Acesso em 05.03.2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetas de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GRAHAM, C. Blended learning systems: definition, current trends, and future directions. In C. Bonk & C. Graham (Org.). The Handbook of Blended learning: Global Perspectives, Local Designs. San Francisco: John Wiley & Sons, Inc, p.136-149, 2006.
HORN, M. B.; STAKER H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução: MONTEIRO, M. C. G. Porto Alegre, RS: ed. Penso, 2015.
LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
TORI, Romero. Ensino Híbrido: Conceitos e Modelos. Website, 2021: Acesso em 05.03.2023.
. Educação sem Distância: mídias e tecnologias na educação a distância, no ensino híbrido e na sala de sula. 3. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2022.
Training Magazine. Training Industry Report, 2021. Website,2021: Acesso em 29.03.2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.