A hibridização simultânea na educação corporativa

Autores

  • Heloísa Gomes de Souza Oliveira CPII
  • Delmir Peixoto
  • Juliana Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.713

Palavras-chave:

Ensino Híbrido; Ensino Híbrido Simultâneo; Salas Flex; Educação Corporativa.

Resumo

Com a ampliação do trabalho remoto pós-pandemia da Covid-19, o
ensino híbrido na educação corporativa ganha força como estratégia para
conciliar a aprendizagem tanto dos trabalhadores fisicamente presenciais   quanto dos virtualmente presenciais. Este estudo objetiva analisar uma das novas formas de se pensar a educação híbrida: a educação simultânea. A metodologia utilizada foi o estudo de caso das salas de aula flex da Universidade Petrobras. O texto analisa os resultados de sua implantação, apontando possibilidades de melhorias, oferecendo dicas e verificando que as salas flex são uma solução educacional eficaz para viabilizar o processo de aprendizagem simultânea. 

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Biografia do Autor

Heloísa Gomes de Souza Oliveira, CPII

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT- CPII). Especialista em Design Instrucional, Pedagogia e Gestão de Projetos Educacionais. Graduada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua há mais de 8 anos em projetos educacionais com uso de metodologias ativas e tecnologia educacional. Atualmente, é Designer Instrucional na área de educação corporativa, propondo soluções de aprendizagem para eventos, cursos e treinamentos presenciais, híbridos e a distância.

Delmir Peixoto

Mestre em Ciências da Engenharia e Especialista em Design Instrucional. Coautor no livro DI 4.0 – Inovação na Educação Corporativa (2019). Atua há 20 anos na área de Tecnologia e Educação. Pesquisador em Gestão de Competências na Indústria 4.0. Atualmente, é consultor e docente em metodologias e tecnologias educacionais na Universidade Petrobras, onde atua como líder técnico do EXPAMD Lab – Laboratório de Experiências de Aprendizagem com Metodologias Disruptivas.

Juliana Almeida

Bacharel em administração de empresas pela FECAP e pós-graduada em Marketing de Serviços pela FAAP. Atua há 10 anos em educação corporativa, sendo os últimos anos dedicados ao processo de inovação educacional com objetivo de promover a implementação de metodologias e tecnologias disruptivas.

Referências

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Gomes de Souza Oliveira, H., Peixoto, D., & Almeida, J. (2024). A hibridização simultânea na educação corporativa. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.713