Hibridização e desafios da EaD na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.710

Palavras-chave:

Ensino híbrido; EaD; Isolamento; Competências digitais; Educação superior.

Resumo

O tema deste estudo é o eventual potencial da hibridização e do desenvolvimento de competências digitais para superar desafios do ensino virtual relacionados aos efeitos causados pelo isolamento do aluno. A pesquisa é básica, exploratória e realizada na internet, com uma abordagem de métodos mistos e metodologia survey. Trata-se de um recorte realizado a partir de uma revisão de literatura envolvendo 301 estudos entre 2012 e 2022, sobre como lidar com o isolamento na educação a distância (EaD). Foram selecionados 47 estudos que abordam a formação híbrida. O estudo concluiu que há potencial na hibridização para auxiliar na redução do isolamento do aluno.

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Biografia do Autor

Wanderlucy Czeszak, TELUQ

Wanderlucy Czeszak é graduada em Letras (Francês e Português) pela Universidade de São Paulo (USP), instituição pela qual também fez mestrado e doutorado em educação e tecnologias. Atualmente é pequisadora pós-doutoranda na Universidade TÉLUQ, Quebec, Canadá. Professora desde 1988, trabalhou no ensino fundamental e no ensino médio em escolas públicas e privadas (línguas portuguesa e francesa), bem como em instituições de ensino superior (Comunicação e Expressão) e em cursos de pós-graduação (Inovação em tecnologias educacionais e formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância). Tem experiência em educação a distância na coordenação, consultoria, produção de conteúdo e tutoria de cursos de educação online, desenvolvimento de projetos e pesquisas em educação a distância e revisão de periódicos científicos. Membro do GPTEd (Grupo de pesquisa em tecnologias educacionais) da PUC-SP e do ONE (Observatório de Educação Digital) da Universidade Téluq, Quebec, Canadá. É coautora do livro Curadoria Educacional: práticas pedagógicas para lidar com (o excesso) de informação e fake news em sala de aula - SENAC / SP.

Cathia Papi, TELUQ

Cathia Papi é uma professora titular no departamento de educação da Universidade Téluq. Socióloga de formação, ela se especializou em educação a distância após obter seu doutorado em 2007 na Universidade de Estrasburgo. Ela foi professora na Universidade de Picardie Jules Verne de 2008 a 2014, onde trabalhou na implementação de um programa híbrido que permitia a preparação do certificado de informática e internet, antes de se juntar à Universidade Téluq. Ela conduz pesquisas sobre tutoria ou, mais geralmente, formas de acompanhamento de aprendizagem, interações mediadas e perseverança em educação online. Ela é diretora do Observatório Digital em Educação (ONE) e editora-chefe da revista Médiations et médiatisations.

 

Serge Gérin-Lajoie

Professor na Université TÉLUQ desde 2017, com especialização em educação a distância, e-learning e tecnologia educacional. Tem doutorado em tecnologia educacional pela Université Laval, bem como mestrado em educação a distância e diploma de pós-graduação avançada (DESS) em tecnologia da informação e ambiente de aprendizagem, ambos pela Université TÉLUQ. Também tem bacharelado em educação científica (nível médio) pela Université du Québec à Trois-Rivières e um diploma de pós-graduação em música pelo Conservatoire de musique de Trois-Rivières. Antes de ser contratado como professor, atuou como consultor educacional especializado em educação a distância na Université Laval e participou de mais de 50 cursos online, bem como de alguns programas online completos. Também possui ampla experiência prática em desenvolvimento profissional para professores universitários – em particular, apoiando instrutores e administradores universitários na implementação de atividades de educação a distância em diversas áreas. Publicou alguns artigos nos últimos anos e fez apresentações relacionadas à educação a distância, tecnologia educacional e ensino em nível universitário.

Aristide Tsayem Tchoupou

Aristide Sorelle Tsayem Tchoupou é atualmente estudante no programa de doutorado em medição e avaliação na Universidade Laval e membro da Cátedra de Liderança em Ensino em Equidade, Diversidade e Inclusão em Educação - Banque Nationale. Ela também possui um diploma de Professor do Ensino Secundário pela Escola Normal Superior de Yaoundé (Camarões), diploma de estudos aprofundados em letras modernas francesas pela Universidade de Yaoundé, e um Mestrado em Consultoria, Educação, Gestão, Formação e Pesquisa pela Universidade Cergy-Pontoise (França). De 2003 a 2021, ela foi professora de francês no Lycée d’Ombessa e depois no Lycée Classique et Moderne d’Ebolowa (Camarões). Suas áreas de especialização incluem a concepção de instrumentos de medição para avaliar características individuais, organizacionais ou sistêmicas; métodos de coleta e análise de dados (qualitativos e quantitativos) apropriados em contextos de pesquisa, intervenção ou avaliação; questões relacionadas ao sucesso educacional, princípios de inclusão e equidade escolar, e a integração de ferramentas/instrumentos digitais no ensino/aprendizagem.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Czeszak, W., Papi, C., Gérin-Lajoie, S., & Tsayem Tchoupou, A. (2024). Hibridização e desafios da EaD na educação superior. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.710