Aulas Remotas em Estúdio de Design e Aprendizado Imersivo:

uma revisão sistemática de escopo

Autores

  • Elisabete Nanami Dulce Egli Esteves Kodama USP
  • Cristiane Aun Bertoldi

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.705

Palavras-chave:

Ensino de Design, Pedagogia do estúdio de design, Tecnologias Imersivas, Revisão Sistemática de Escopo, Ensino Remoto

Resumo

Com a pandemia de covid-19, muitas universidades migraram para o ensino remoto. A pedagogia de estúdio de Design deparou-se com limitações das ferramentas digitais que não proporcionavam a mesma experiência de tangibilidade, espacialidade e presença de um estúdio físico, por isso, alguns docentes recorreram às mídias imersivas como alternativa. Para mapear essas adaptações pedagógicas, realizou-se uma Revisão Sistemática de Escopo, na qual foram selecionados 15 artigos do total de 182 encontrados, e foi feito um relatório descritivo que pode contribuir com a metassíntese posterior e com futuras pesquisas sobre os temas identificados.

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Biografia do Autor

Elisabete Nanami Dulce Egli Esteves Kodama, USP

Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela UEL, PR (Universidade Estadual de Londrina), especialista em Arte-Educação pelo Senac, SP, e mestranda na FAU-USP, SP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo); cuja pesquisa é focada no tema de ensino de design de disciplinas de projeto durante a pandemia de Covid-19. Atuou como editora, coordenadora de produção e designer por mais de 15 anos no mercado editorial latino-americano.

Cristiane Aun Bertoldi

Professora do Departamento de Projeto da FAU USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, junto ao grupo de disciplinas de desenho industrial desde 2008. Possui doutorado (2006) e mestrado (2000) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP e graduação em Licenciatura em Artes Plásticas pela ECA USP - Escola de Comunicações e Artes da USP (1991). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa CNPq - Design e Inovação em Saúde, criado em 2021 e do Grupo de Pesquisa CNPq - Design em Ação: grupo de pesquisa sobre design e seus contextos contemporâneos, criado em 2019. Recentes pesquisas englobam estudos sobre design de produtos e serviços para saúde, métodos de projeto, modelos e protótipos, Design Thinking, pedagogia do design, criatividade e processo criativo, materiais para o design.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Kodama, E. N. D. E. E., & Bertoldi, C. A. (2024). Aulas Remotas em Estúdio de Design e Aprendizado Imersivo:: uma revisão sistemática de escopo. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 23(Especial). https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.705