A pedagogia de Paulo Freire e a ampliação do letramento digital de trabalhadores(as):
a experiência de formação em serviço de uma escola de governo.
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v23iEspecial.703Palavras-chave:
FORMAÇÃO EM SERVIÇO, LETRAMENTO DIGITAL, PEDAGOGICA PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAResumo
O artigo relata a experiência da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região na ampliação do letramento digital do quadro funcional. O projeto objetivou desenvolver competências socioemocionais e tecnológicas, fundamentadas nos princípios freireanos de “ser mais”, diálogo, autonomia, ética e práxis emancipadora, para inserção de cada sujeito humano, pessoa servidora do Tribunal no ambiente de trabalho e na sociedade do conhecimento. O delineamento metodológico integrou as três dimensões da pesquisa-ação: pesquisa bibliográfica (GIL, 2010); estudo de caso em uma perspectiva etnográfica (SOUZA, 1999; MINAYO, 2008) e na metodologia dos círculos de cultura (FREIRE, 1987). O projeto assumiu o pressuposto freireano de que é com o coletivo e no coletivo que as transformações emancipadoras se operam e um novo conhecimento organizacional democrático é construído. A Pedagogia Paulo Freire em diálogo com autores da área de educação a distância foi a coluna vertebral dessa proposta, que se traduziu em diversos cenários de aprendizagens, afirmando a tecnologia como mediadora do processo educacional, em uma perspectiva “co-laborativa”. Essa experiência demonstrou que a reflexão dos saberes de experiências e o diálogo entre os pares possibilitam a construção coletiva de práticas emancipadoras, passos fundamentais na caminhada para um conhecimento crítico da organização, do seu trabalho e de si mesmo(a).
Downloads
Referências
ABRAMOWICZ , Mere A . “A importância dos grupos de Formação Reflexiva Docente no Interior dos Cursos Universitários”. In: CASTANHO,S. e CASTANHO,M.E. (orgs). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas,SP: Papirus, 2001.
ALBUQUERQUE, Targélia de Souza. “Gestão Paulo Freire: a ousadia de democratizar a “educação na cidade” de São Paulo (1989-1991). In: Souza, Ana Inês (org). Paulo freire: vida e obra. 2ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
ASSIS, Mário dos Santos de. Diálogo entre a pedagógica de Paulo Freire e a Andragogia de Malcolm Knowles: contribuição para educação de adultos. In: XI Colóquio Internacional Paulo Freire, V.1, 2021, Recife. Anais eletrônicos [...] Recife: Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas. p. 165-177. ISSN 2525-9393. Disponível https://edicoes.centropaulofreire.com.br/2021/arquivos/AnaisColoquioInternacionalPauloFreire2021-Eixo2.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
BUARQUE, Cristóvam. “Os círculos dos Intelectuais” In: ROITTMAN, A (org.) O Desafio Ético. 2ed. Rio de Janeiro: Garammond, 2000.
CARAPETO, C.; BARROS, D. M. V. Nutrition and health as virtual class at Open University (Portugal): pedagogical strategies for higher education. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 16, n. 1, p. 1-13, 2019.
CAVALCANTI, Verônica Tavares; ALBUQUERQUE, Targelia de Souza; ASSIS, Mário dos Santos; MOTA, Ana Elizabeth Japiá; COSTA, Rosa. Docência e Profissionalidade:a fomação de educadores na Escola Judicial do Tribunal do Trabalho da Sexta Região. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos [...] São Carlos: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens. ISSN: 2316-8722. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1534. Acesso em: 10 jun. 2023.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. – São Paulo: Cortez, 2000.
DUSSEL, E. Ética da Libertação na Idade da Globalização e da Exclusão. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
FLORIDI, L. The Onlife Manifesto. Being human in a hyperconnected era. London: Springer International Publishing, 2015. 978-3-319-04093-6. DOI 10.1007/978-3-319-04093-6. Edição do Kindle.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989
FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
FREIRE, Paulo. HORTON, Myles. O Caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 2.ed. Petropólis RJ: Editora Vozes, 2003
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Reunião Científica Regional da ANPED SUL, p. 1-22, 2016.
LEMOS, A. Cibercidades. In: Lemos, A. e Palácios, M. (Ed.). Janelas do Ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2000.
MASIE, E. The blended learning imperative. In: GRAHAM, C. J. B. A. C. R. (Ed.). The Handbook of Blended Learning: Global Perspectives, Local Designs. San Francisco, CA: Pfeiffer Publishing., 2006. p. 22-26.
MINAYO, Maria Cecília de Souza(org.) Pesquisa Social. 27 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F.M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p.27-45.
PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007. 240 p. 978-85-0465-9.
SANTOS, B.S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, jan/abr 2007. pp.152-165. Disponível: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2023.
SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade e cidadania. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2014. (Coleção práticas pedagógicas). 978-85-15-03708-7.
SCHWAB, K. A Quarta Revolução Industrial. Tradução Miranda, D. M. São Paulo: Edipro, 2019. 978-8572839785
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.