LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
UMA PROPOSTA BASEADA EM DESIGN EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.598Palavras-chave:
Linguagem Audiovisual, Design Educacional Complexo, Formação de professoresResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão teórica baseada nas contribuições da Linguagem Audiovisual e do Design Educacional Complexo (DEC), desenvolvido por Freire (2013), visando contribuir
para a formação de professores na produção de vídeos educacionais. Com a emergência da pandemia por covid-19, o aumento no uso de vídeos nos processos educacionais evidenciou, ainda mais, os desafios docentes na produção audiovisual, embora antes da pandemia esses desafios já pudessem ser observados. Autores como Wohlgemuth (2005) e Rizzo Junior (2011) haviam problematizado a produção de vídeos educacionais; outros pesquisadores, como Priuli (2017) e Rojo e Moura (2012), aprofundaram a questão da linguagem audiovisual como relevante para a prática docente e, em especial, para a formação de professores que, neste momento, estão atuando pelo ensino remoto. Os trabalhos mencionados
indicam que, além do desenvolvimento das técnicas de edição e publicação de vídeos, pode haver a necessidade de se formar professores para compreender a linguagem audiovisual, que é uma das linguagens cada vez mais presentes na contemporaneidade. É nessa perspectiva que este trabalho
visa contribuir para ampliar a habilidade dos professores quanto ao uso da linguagem audiovisual, em razão do seu potencial comunicativo.
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Referências
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