USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA NA PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.595Palavras-chave:
Ensino à distância, Odontologia, Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação Mediada por Tecnologia, Covid-19Resumo
Os cursos de Odontologia que prioritariamente eram ministrados de forma presencial enfrentaram muitos desafios com o isolamento imposto pela pandemia do Covid-19. Um desses desafios foi adaptar o desenho do curso para um modelo virtual que garantisse o desenvolvimento das competências necessárias aos futuros profissionais. Nesse contexto, o objetivo desse artigo foi apresentar um relato de experiência sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação por uma instituição pública de ensino superior realizada no período de abril a dezembro de 2020. São descritos os procedimentos metodológicos e a utilização das ferramentas Moodle e Whereby adotadas. Também constam as reflexões sobre os recursos utilizados. A experiência é relatada a partir dos resultados de um checklist para monitoramento das disciplinas de graduação. Os resultados mostram que previamente a pandemia o sistema Moodle era pouco usado na faculdade e durante a pandemia o número de disciplinas que passaram a usar o sistema aumentou 64%. Dentre as possibilidades oferecidas, alguns professores utilizaram a plataforma Moodle apenas como repositório de materiais. Outros, além de disponibilizarem as vídeo-aulas também utilizaram ferramentas disponíveis no ambiente como fóruns, questionários, links externos e arquivos. Através das medidas realizadas observou-se que as plataformas funcionaram positivamente durante o ensino remoto em Odontologia na XX.
Downloads
Referências
ANDERSON, T. The theory and practice of online learning – Atha-basca University Press. 2008. Disponível em: http://www.aupress.ca/books/Terry Anderson.php
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Parecer CNE/CP n° 11/2020: Orientações Educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais, no contexto da Pandemia. Brasília, 2020.
CAVALCANTE, BL; SILVA, UT. Relato de experiência de uma estudante de enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, pelotas (RS), v1, n.2, p. 94-103, jan/jun 2012.
DAMIEN, NM.; CHAPPELL, DOUGLAS J.; VAN DER HOEVEN, R. Teaching emergency medicine in a dental school during the time of COVID‐19. Journal of dental education, 2020.
MOORE, Z. et al. The COVID‐19 pandemic: Opportunity for integration of educational technology. Journal of dental education, 2020.
PALACIO, M.; STRUCHINER, M. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 2, p. 413-430, June 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000200413&lng=en&nrm=iso>. access on 28 Apr. 2021. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020009.
PERES, KG. et al. COVID-19-related challenges in dental education: experiences from Australia, Brazil, and the USA. 2020. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 20(supp1), p-01-10, 2020
QUINN, B. et al. COVID‐19: The Immediate Response of European Academic Dental Institutions and Future Implications for Dental Education. European Journal of Dental Education, 2020.
ROCHA, J. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde. Problematização e desenvolvimento. Medicina (Ribeirão Preto) v.48, n 3, p214-23, 2015. DOI: http//dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p214-223
SALVADOR, P. et al. Objeto e ambiente virtual de aprendizagem: análise de conceito. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 3, p. 572-579, 2017.
SAMPAIO, S.; ROCHA, J.; GALVÃO, MCB. et al. O uso do moodle em disciplinas de pós-graduação de uma faculdade de medicina brasileira. Associação Portuguesa de Documentação e Informação de saúde. XIV Jornadas 26 e 27 de março de 2020. Centro Hospitalar Universitário do Porto. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5647554/mod_resource/content/1/O%20uso%20do%20Moodle%20em%20disciplinas%20de%20p%C3%B3s-gradua%C3%A7%C3%A3o%20de%20uma.pdf Acesso em: 22 de abril de 2021.
SHRIVASTAVA, KJ. et al. A cross‐sectional virtual survey to evaluate the outcome of online dental education system among undergraduate dental students across India amid COVID‐19 pandemic. European Journal of Dental Education, 2021.
SPANEMBERG, JC.; SIMÕES, C.; CARDOSO, JA. The impacts of the COVID‐19 pandemic on the teaching of dentistry in Brazil. Journal of dental education, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Critical preparedness, readiness and response actions for COVID-19: interim guidance, 24 June 2020. World Health Organization, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.