O QUE TUTORES INEXPERIENTES PENSAM SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA EAD? UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.578

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutor, Motivação para aprendizagem

Resumo

Um dos importantes personagens da Educação a Distância (EAD) é o tutor. Entre suas tarefas, destaca-se a necessidade de motivar os estudantes para a aprendizagem. Logo, nesta pesquisa, deseja-se compreender como esses educadores caracterizam alunos motivados para o aprendizado e quais critérios utilizam para isso. Um pequeno grupo de nove tutores de um curso a distância, sem formação ou experiência prévia, respondeu a um questionário com quatro questões abertas, as quais foram analisadas por Análise Textual Discursiva. Desse modo, como critérios para a identificação de estudantes motivados para a aprendizagem, citaram: i) o comportamento ativo do aluno; ii) a busca por informações; iii) a assiduidade; iv) a prestação de esclarecimentos ao tutor; v) a preocupação com a qualidade das atividades desenvolvidas; vi) a manutenção/ evolução de notas; vii) a pontualidade na entrega de tarefas. Verifica-se, assim, que muitos desses critérios corroboram com resultados existentes na literatura. Porém assume-se que outros fatores podem estar relacionados à motivação do aluno na EAD e que novos critérios podem ser adicionados a estes, dependendo do contexto investigado. Acredita-se que esta pesquisa se soma às demais, na medida em que apresenta novos elementos para reflexão e aprimoramento da formação e atuação do tutor nos cursos a distância.

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

Paiva Barbosa, P., & Ursi, S. (2021). O QUE TUTORES INEXPERIENTES PENSAM SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NA EAD? UM ESTUDO DE CASO. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.578

Edição

Seção

Artigos Originais