IMPRESSÕES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ACERCA DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569

Palavras-chave:

Pandemia de COVID-19, Ensino Remoto, Regime Especial Domiciliar de Estudos

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiências, compreendendo as impressões dos alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Frederico Westphalen/RS, acerca das vantagens e desvantagens do Regime Especial Domiciliar de Estudos (REDE), bem como as ferramentas e estratégias adotadas pelos docentes para atender ao referido regime de estudos. A instituição adotou o REDE em março de 2020, devido ao isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. Nesse contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas. O relato apresenta as impressões de um grupo de alunos que cursaram a disciplina de Computadores e Sociedade, destacando as vantagens e desvantagens que perceberam em relação ao REDE. Os resultados apontam que as principais vantagens envolvem a flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar em qualquer lugar. As desvantagens mais destacadas compreendem a necessidade dos alunos de adquirirem maior autonomia e responsabilidade – o que são, também, vantagens – e a falta de contato presencial com professores e colegas, o que diminui a interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Rodrigo Delepiane de Vit, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM

Cristiano Bertolini, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação - UFSM

Guilherme Bernardino da Cunha, UFSM/Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Professor Associado do Departamento de Tecnologia da Informação

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.
BERGMANN, J. Aprendizagem Invertida para resolver o Problema do Dever de Casa. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
CORADINI, L. Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades. Sul 21, 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/05/ensino-remoto-durante-crise-pandemica-agrava-as-desigualdades-por-lucas-coradini/. Acesso em: 20 mai. 2020.
MEC. Ministério da Educação. Portaria 4059 de 13 de dezembro de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.
MEC. Ministério da Educação. Portaria 2117 de 6 de dezembro de 2019: Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Portaria%20disp%C3%B5e%20sobre,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico. Acesso em: 12 jun. 2020.
OLIVEIRA, M. E. Docência On Line no Ensino Superior: o desafio da formação de professores. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2008. Dissertação - Mestrado em Educação. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/3467/maria-estela-oliveira-completa.pdf. Acesso em: 13 jun. 2020.
OLIVEIRA, E. Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia e 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Portal G1, 08 de julho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml. Acesso em: 12 jul. 2020.
PARREIRA, F. J.; FALKEMBACH, G. A. M.; SILVEIRA, S. R. Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso empregando Adobe Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018.
PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de Aula Invertida: a análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 58, ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000200739. Acesso em: 23 jul. 2020.
PEREIRA, A. S.; PARREIRA, F. J.; BERTAGNOLLI, S. C.; SILVEIRA. S. R. Metodologia da Aprendizagem em EaD. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809. Acesso em: 10 abr. 2020.
SILVEIRA, S. R.; PARREIRA, F. J.; NUNES, G. L.; PIOVESAN, L.; WINCH M. R.; KEMPKA, S. B. Proposta de Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/CESNORS/FW: um estudo de caso. Anais do EATI – Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2015.
SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. J.; BIGOLIN, N. M. Educação a Distância, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas: possibilidades para o ensino de programação de computadores. Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação CBIE 2018. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44125/1/2018_eve_srsilveira.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. Formação Docente: como empregar metodologias ativas de aprendizagem em meio à pandemia de COVID-19 (e-book). In: Marcos Pereira dos santos. (Org.). Formação Docente: importância, estratégias e princípios. 1ed. Curitiba - PR: Bagai, 2020, v. 1, p. 107-119. Disponível em: https://editorabagai.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Editora-BAGAI-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente-Volume-I.pdf . Acesso em: 17 jul. 2020.
TUCKER, B. The Flipped Classroom: online instruction at home frees class time for learning. 2012. Disponível em: http://www.msuedtechsandbox.com/MAETELy2-2015/wp-content/uploads/2015/07/the_flipped_classroom_article_2.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.

Publicado

2021-06-25

Como Citar

Silveira, S. R., Delepiane de Vit, A. R., Bertolini, C., & Bernardino da Cunha, G. (2021). IMPRESSÕES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ACERCA DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.569

Edição

Seção

Relatos de Experiência