NOS ENTREMEIOS DA PRESENCIALIDADE E DA VIRTUALIDADE
uma aposta na redução do distanciamento transacional pela via da educação híbrida
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.545Palavras-chave:
Educação híbrida. Distância Transacional. Personalização. Metodologia ativa.Resumo
Este artigo objetiva lançar luz sobre o modus operandi da educação a distância e, especificamente, sobre as possibilidades de personalização e individualização do ensino através da implantação e da gestão de estratégias ativas na oferta da educação híbrida. Esta pesquisa foi concebida como uma pesquisa de campo, realizada em uma instituição de ensino superior, no período de fevereiro a dezembro de 2019. Como proposta metodológica, nos valemos de um estudo interventivo, apoiado nas pistas do método cartográfico, que nos permitiu compreender como a implantação planejada da educação híbrida pode ser capaz de impulsionar e promover uma redução do distanciamento transacional através de estratégias de integração e harmonização dos ambientes virtual e presencial. A perspectiva mecânica de aprendizagem, baseada em paradigmas instrucionistas, cuja base se encontra na compreensão do mero sombreamento da educação presencial tradicional com a educação a distância clássica, ainda é uma prática em muitas instituições de ensino no Brasil e no mundo. Isso acontece em desalinhamento com a adequada formação para viver e trabalhar em uma era pós-industrial, baseada na economia do conhecimento, quando aspectos cognitivos mais complexos devem ser considerados.
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