ABORDAGEM, MÉTODOS E PERFIL DE TRABALHO DOCENTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.532Palavras-chave:
Ensino online;, Ensino de Biologia;, interação;, colaboração;, formação de ProfessoresResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um olhar de docentes da educação básica, acerca das abordagens, dos métodos, das dificuldades e dos desafios para o ensino de Biologia Molecular em cursos de Educação a Distância (EaD). A pesquisa foi realizada por meio de análise qualitativa das concepções, com reflexões dos discursos produzidos em fóruns temáticos, durante os momentos de interação e colaboração de 36 cursistas/docentes, em um curso on-line de formação continuada de professores, oferecido pela Fundação CECIERJ. Constatou-se que durante os momentos de interação e colaboração promoveram-se discussões e reflexões significativas entre os docentes participantes do fórum, as quais refletiram em mudanças nas abordagens para o ensino de Biologia, assim como mudanças de atitude e mudanças conceituais. As reflexões dos docentes, promovidas ao longo dos fóruns, revelam um direcionamento positivo quanto ao uso da História da Ciência como alternativa ao ensino de Biologia, assim como o seu uso combinado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essa análise permitiu, também, a construção de um perfil de trabalho docente em que foi possível identificar quatro perfis de trabalho, no que diz respeito ao uso de recursos tecnológicos (digitais ou analógicos) e às abordagens comunicativas (dialógica ou expositiva), utilizados em sala de aula
Downloads
Referências
BIZZO, N. M. V. História da Ciência e ensino: onde terminam os paralelos possíveis? Em Aberto, v. 55, n. 11, p. 29-35. 1992.
BONZANINI, T.; BASTOS, F. A. Formação de Professores de Biologia e os Avanços Científicos Recentes: demandas da prática pedagógica. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Florianópolis, 2007. Disponível em: <http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p353.pdf>. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, p.133-154. 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/ /seb/arquivos/pdf/introducao.pdf> Acesso em: 18 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular: orientações para o processo de implementação da BNCC. Brasília: MEC. 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/> Acesso em: 18 set. 2020.
CACHAPUZ, A.; PRAIA, J; JORGE, M. Da educação em ciências às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381. 2004.
CANDAU, V. M.; LELIS, I. A. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, V.M (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10ª Edição, Petrópolis, 1999. Vozes. p.56-72.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 7a. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, G. S. A transposição didática e o ensino de biologia. In: CALDEIRA, A. M. A; ARAUJO, E. S. N. N. (Org.). Introdução à Didática da Biologia. São Paulo, 2009. Escrituras. p. 34-57. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/55611326.pdf>. Acesso em: 10 set. 2020.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio ao saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.
CORDINGLEY, P.; BELL, M.; EVANS, D.; FIRTH, A. The impact of collaborative CPD on classroom teaching and learning. Review: What do teacher impact data tell us about collaborative CPD? In: Research Evidence in Education Library. London: EPPI-Centre, Social Science Research Unit, Institute of Education, University of London, 2005.
CUNHA, A. M. O.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. IN: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23ª, 2000, Caxambú. Anais Caxambu: Anped. Disponível em: <https://anped.org.br/sites/default/files/gt_08_06.pdf>. Acesso em: 10 Set. 2020.
DEMO, P. Educação hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo, 2009. Atlas.
DINIZ, R. E. S.; CAMPOS, L. M. L.; KULH, L. W. Os novos conhecimentos no campo da Biologia e a sala de aula: proposta de formação continuada de professores. Botucatu, São Paulo, 2004.
DINIZ, R. E. S.; CAMPOS, L. M. L.; SILVA, D. F.; ESTEVES, M. C. S. Formação continuada de professores de Biologia: os avanços recentes nos campos da ciência e da tecnologia e a sala de aula. São Paulo, 2005.
FRAENKEL, J. R.; WALLEN, N. E. How to Design and Evaluate Research in Education. McGraw-Hill Higher Education, v. 7th ed., 665p, 2008.
KRASILCHIK, M.; TRIVELATO, S. F. Biologia para o século XXI. São Paulo. 26p. 1995.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus,141p, 2012.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4.ed. Porto Alegre: Sulina. 2008.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214. 1995.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. Cortez Editora. 2009.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 6ª Edição. São Paulo: Cortez. 2008.
PRETO, N.; PINTO, C. C. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n 31, p. 19 – 30, 2006.
PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 239 p. 2011.
AUTOR 1.; AUTOR 2.; AUTOR 3. XXXXXXXXXXXXXX RIEC – Revista Eletrônica de Investigación en Educación en Ciencias, año v. XX. n. X. 20XX.
SANTOS, L. L. C. P. Formação de professores e qualidade de ensino. In: Escola Básica. Campinas, Papirus, p. 137-146. 1992.
SANTOS, A. H.; SANTOS, H. M. N.; JUNIOR, B. S.; SOUZA, I. S.; FARIA, T. L. As Dificuldades Enfrentadas Para o Ensino de Ciências Naturais em Escolas Municipais do Sul de Sergipe e o Processo de Formação Continuada. XI Congresso Nacional de Educação. 2013. Anais do Congresso Nacional de Educação, Curitiba, PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2013. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/9474_6573.pdf>. Acesso em: 10 set. 2020.
SILVA, M. Sala de Aula Interativa. 5ª edição. São Paulo: Editora Loyola, 2010.
SILVA, S. C. R.; SCHIRLO, A. C. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: Reflexões para o Ensino de Física ante a Nova Realidade Social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42. 2014.
TEIXEIRA, P. M. M. Reflexões sobre o Ensino de Biologia realizado em nossas escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), v. 3, 2001, Atibaia. São Paulo, 2001. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/iiienpec/Atas%20em%20html/o114.htm>. Acesso em: 10 set. 2020.
TEODORO, N. C.; CAMPOS, L. M. L.O. Professores de Biologia e Dificuldades com os Conteúdos de Ensino. In; VI Enebio e VIII Erebio Regional 3. Revista da SBEnBio - Número 9, p. 5390-5401, 2016.
TRACTEMBERG, L. E. F. Colaboração Docente e Ensino Colaborativo na Educação Superior em Ciências, Matemática e Saúde – Contexto, Fundamentos e Revisão Sistemática. Tese de doutorado - UFRJ, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.