ABORDAGEM, MÉTODOS E PERFIL DE TRABALHO DOCENTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.532

Palavras-chave:

Ensino online;, Ensino de Biologia;, interação;, colaboração;, formação de Professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um olhar de docentes da educação básica, acerca das abordagens, dos métodos, das dificuldades e dos desafios para o ensino de Biologia Molecular em cursos de Educação a Distância (EaD). A pesquisa foi realizada por meio de análise qualitativa das concepções, com reflexões dos discursos produzidos em fóruns temáticos, durante os momentos de interação e colaboração de 36 cursistas/docentes, em um curso on-line de formação continuada de professores, oferecido pela Fundação CECIERJ. Constatou-se que durante os momentos de interação e colaboração promoveram-se discussões e reflexões significativas entre os docentes participantes do fórum, as quais refletiram em mudanças nas abordagens para o ensino de Biologia, assim como mudanças de atitude e mudanças conceituais. As reflexões dos docentes, promovidas ao longo dos fóruns, revelam um direcionamento positivo quanto ao uso da História da Ciência como alternativa ao ensino de Biologia, assim como o seu uso combinado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essa análise permitiu, também, a construção de um perfil de trabalho docente em que foi possível identificar quatro perfis de trabalho, no que diz respeito ao uso de recursos tecnológicos (digitais ou analógicos) e às abordagens comunicativas (dialógica ou expositiva), utilizados em sala de aula

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Biografia do Autor

Ranlig Carvalho de Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF/CEDERJ. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD - PIGEAD pelo programa de Pós-graduação do Instituto de Matemática da UFF/LANTE. Mestre em Educação em Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEduCiMat/UFRRJ. Atualmente é parte do corpo de mediadores presenciais do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia (Cederj/UERJ) em Paracambi. É professor regente de Ciências, Biologia e Física da rede estadual de educação - SEEDUC.

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências. Professor lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Experiência em Ensino de Ciências e Biologia, Eucação à Distância e Educação Ambiental.

Daniel Fábio Salvador, Fundação CECIERJ

Professor Associado Doutor da Fundação CECIERJ, ligada a Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do RJ. Docente, pesquisador e orientador do programa de pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do IOC-Fiocruz. Tem experiência em pesquisa nas áreas de reprodução animal de bovinos, biotecnologias da reprodução de touros, bioquímica da reprodução, ensino de bioiências e tecnologias educacionais.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Ranlig Carvalho de Medeiros, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, & Daniel Fábio Salvador. (2021). ABORDAGEM, MÉTODOS E PERFIL DE TRABALHO DOCENTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA MOLECULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE PROFESSORES EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.532

Edição

Seção

Artigos Originais