Reações Prospectivas de Estudantes Frente aos Estudos Remotos ou a Distância durante a Pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.461

Palavras-chave:

Educação, Distanciamento Social, Estudos à Distância, COVID-19, Brasil

Resumo

Em virtude da pandemia relacionada ao novo coronavírus (COVID-19) e as ações de quarentena e distanciamento social, as aulas presenciais de cerca de 1,5 bilhão de estudantes em 165 países foram suspensas. Este estudo, portanto, tem por objetivo investigar as reações prospectivas de estudantes de cursos técnicos e superiores presenciais quanto às possibilidades de estudos remotos ou na modalidade EaD no período de distanciamento social no Brasil. Desenvolveu-se uma pesquisa com 264 estudantes por meio de um questionário on-line. Realizaram-se análises estatísticas multivariadas (p.ex., análise fatorial e regressão linear múltipla). Os resultados destacam o interesse dos estudantes em manter os estudos remotamente ou à distância. Entretanto, condições de acesso e uso de tecnologias, conjunturas socioeconômicas e a (des)motivação e influência do ambiente domiciliar mostram-se determinantes para continuidade e efetividade dos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Gustavo Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC). Avaliador do INEP/MEC. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Prof. Nilton Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Avaliador do INEP/MEC. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP).

Prof. Yuri Marques, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Prof. Leandro Liberato, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Profª Aline Santos, Escola Estadual Alfredo Sá (MG)

Professora da Escola Estadual Alfredo Sá (Teófilo Otoni/MG). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNICESUMAR) e Licenciada em Filosofia (UFAL).

Prof. Geraldo Junior, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor e Diretor de Ensino do Campus Teófilo Otoni do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre Profissional em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Referências

ALMEIDA, O. C. de S.; ABBAD, G.; MENESES, P. P. M.; ZERBINI, T. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 14, n. 1, p. 19-33, 2013.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede – Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

ANDERSON, R. M.; HEESTERBEEK, H.; KLINKENBERG, D.; HOLLINGSWORTH, T. D. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic? The Lancet, v. 95, n. 10228, p. 931-934, 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30567-5

AZEVEDO, D. S.; SILVEIRA, A. C. da.; LOPES, C. O.; AMARAL, L. O.; VIEIRA, I. C.; GOULART, I. C. V.; et al. Letramento digital: uma reflexão sobre o mito dos “Nativos Digitais”. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 2, p. 615-625, 2018.

BAGHERI, S. H. R.; ASGHARI, A. M.; FARHADI, M.; SHAMSHIRI, A. R.; KABIR, A.; KAMRAVA, S. K.; et al. Coincidence of COVID-19 epidemic and olfactory dysfunction outbreak. medRxiv, [In Press], 2020. https://doi.org/10.1101/2020.03.23.20041889

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 1-15, 2020. http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011

BARROS, A. M.; SILVA, J. R. G. D. Percepções dos indivíduos sobre as consequências do teletrabalho na configuração home-office: estudo de caso na Shell Brasil. Cadernos EBAPE.BR, v. 8, n. 1, p. 71-91, 2020. https://doi.org/10.1590/S1679-39512010000100006

BEDFORD, J. et al. COVID-19: towards controlling of a pandemic. The Lancet, v. 395, n . 10229, p. 1015-1018, 2020. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30673-5

BELUCE, A. C.; OLIVEIRA, K. L. Escala de estratégias e motivação para aprendizagem em ambientes virtuais. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 66, p. 593-610, Set 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 mar. 2020, 1 ed., p. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 mar. 2020, 1 ed., p. 39.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 3 abr. 2020, 1 ed., p. 66.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 395, de 15 de abril de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 abr. 2020, 1 ed., p. 61.

COELHO, W. G.; TEDESCO, P. C. de A. R. A percepção do outro no ambiente virtual de aprendizagem: presença social e suas implicações para Educação a Distância. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 70, p. 609-624, 2017.

KISSLER, S. M.; TEDIJANTO, T.; GOLDSTEIN, E.; GRAD, Y. H.; LIPSITCH, M. Projecting the transmission dynamics of SARS-CoV-2 through the postpandemic period. Science, eabb5793, 2020. https://doi.org/10.1126/science.abb5793

LIMA Jr., W. T. O surgimento da nova camada complexa da Web e a apropriação doméstica das tecnologias digitais conectadas. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 14, n. 27, p. 10-18, 2013.

MACEDO, Y. M.; ORNELLAS, J. L.; BOMFIM, H. F. COVID-19 no Brasil: o que se espera para população subalternizada? Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 1-10, 2020. http://dx.doi.org/10.5935/encantar.v2.0001

MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012.

MILL, D. Letramento digital na educação a distância: noções introdutórias. In: OTSUKA, J. L.; MILL, D.; OLIVEIRA, M. R. (orgs.). Educação a distância: formação do estudante virtual. São Carlos: EdUFSCar, 2013. p. 111-129

MILL, D.; JORGE, G. Sociedades grafocêntricas digitais e educação: sobre letramento, cognição e processos de inclusão na contemporaneidade. In: MILL, D. (Org.). Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013. p. 39-72

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25

MUNHOZ, A. S. ABP - Aprendizagem baseada em problema: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

NUNES, A. K. F.; OLIVEIRA, A. V. B.; SABINO, R. F. Docência na educação a distância: abordagem sobre o perfil professional. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, e019009, p. 1-16, 2019.

PEERI, N. C.; SHRESTHA, N.; RAHMAN, M. S.; ZAKI, R.; TAN, Z.; BIBI, S.; et al. The SARS, MERS and novel coronavirus (COVID-19) epidemics, the newest and biggest global health threats: what lessons have we learned? International Journal of Epidemiology, 1-10, [In Press], 2020. https://doi.org/10.1093/ije/dyaa033

RIBEIRO, A. E; COSCARELLI, C. V. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

RODRIGUEZ-MORALES, A. J.; CARDONA-OSPINA, J A.; GUTIÉRREZ-OCAMPO, E.; VILLAMIZAR-PENA, R.; HOLGUIN-RIVERA, Y.; et al. Clinical, laboratory and imaging features of COVID-19: A systematic review and meta-analysis. Travel Medicine and Infectious Disease, [In Press], 101623, 2020. https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101623

SANCHEZ-TALTAVULL, D.; CANDINAS, D.; ROLDAN, E.; BELDI, G. Modelling strategies to organize healthcare workforce during pandemics: application to COVID-19. medRxiv, [In Press], 2020. https://doi.org/10.1101/2020.03.23.20041863

SANTOS Jr., V. B.; MONTEIRO, J. C da S. Educação e COVID-19: o que se espera para população subalternizada? Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 1-15, 2020. http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011

SENNA, C. M. P. C.; MORAIS, S. P.; ROSA, D. Z.; FERNANDEZ, A. A. Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de roteiros de estudo em “salas sem paredes”. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 220-238

SILVA, I. D.; SANADA, E. dos R. Procedimentos metodológicos nas salas de aula do curso de pedagogia: experiências de ensino híbrido. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 77-90

SILVA, C. A. P.; TRIANI, F. da S.; OLIVEIRA, J. H. C.; NOVIKOFF, C.. Os desafios do letramento digital na escola do século XXI. Revista Augustus, v. 24, n. 48, p. 10-30, 2019. https://doi.org/10.15202/1981896.2019v24n48p10

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Coronavírus: UNESCO reúne organizações, sociedade civil e setor privado em coalizão pela aprendizagem (Publicado em 30/03/2020). Brasília: UNESCO/ONU, 2020. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/coronavirus-unesco-reune-organizacoes-sociedade-civil-e-setor-privado-em-coalizao-pela-aprendizagem/>. Acesso em: 31 mar. 2020.

VINER, R. M.; RUSSELL, S. J.; CROKER, H.; PACKER, J.; WARD, J.; STANSFIELD, C.; et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 5, p. 397-404, 2020. https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X

WHO. World Health Organization. Novel coronavirus (2019-nCoV) - situation report - 132 - 31 Maio 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200531-covid-19-sitrep-132.pdf?sfvrsn=d9c2eaef_2>. Acesso em: 01 junho. 2020.

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Silva de Souza, G. H., Lima, N. C., Marques, Y. B., Liberato, L. de P., Sobral dos Santos, A. P., & Lopes Junior, G. (2020). Reações Prospectivas de Estudantes Frente aos Estudos Remotos ou a Distância durante a Pandemia da COVID-19. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.461

Edição

Seção

Artigos Originais