Estratégias Ativas no Contexto da Educação Pro ssional e Tecnológica – Ept:

Autores

  • Priscilla Caires Santana Afonso Universidade Estadual de Montes Claros
  • Iracema Cruz Veiga Rede Jesuíta de Educação
  • Ramony Maria da Silva Reis Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG
  • Amanda Seixas Murta Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.440

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Educação Aberta e a Distância, Educação Profissional e Tecnológica, MEDIOTEC, Prática de Formação Profissional.

Resumo

A sociedade do conhecimento impõe à escola novos desafios, que nem sempre são superados por todas as instituições de ensino. Aquelas mais arrojadas, atentas às transformações, optam por dois caminhos: um mais suave, com mudanças progressivas; e outro mais amplo, com mudanças profundas. Fato é, que a forma de aprender e ensinar mudaram e exige que os profissionais da educação mudem e se adequem aos novos tempos, às novas linguagens. No entanto, as políticas públicas, como o MEDIOTEC, têm sido duramente criticadas por fomentar cursos que não respondem às necessidades do mundo do trabalho. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é estudar o uso das metodologias ativas nos cursos do MEDIOTEC do IFNMG, como estratégia para a formação de jovens para o mundo do trabalho. Para tanto, a metodologia utilizada está baseada em pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de curso. Conclui-se que o IFNMG está em busca de um ensino pautado na qualidade, construindo uma educação contextualizada, de excelência técnica e comprometida com uma postura cidadã de seus alunos; apesar das políticas públicas para a EPT, na atualidade, irem de encontro às necessidades mercadológicas neoliberais.

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Biografia do Autor

Priscilla Caires Santana Afonso, Universidade Estadual de Montes Claros

Geógrafa formada pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Pedagoga formada pela Universidade de Franca

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora do Departamento de Geociências da Unimotes.

Iracema Cruz Veiga, Rede Jesuíta de Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presidente Antônio Carlos- UNIPAC

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Senac-Minas

Coordenadora Pedagógica em Escola da Educação Infantil - Rede Jesuíta de Educação

Ramony Maria da Silva Reis, Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG

Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. 

Licenciada em Letras Inglês ormada pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. 

Licenciada em Letras Português ormada pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. 

Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna - UIT

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Coordenadora Geral do Pronatec/IFNMG.

Membro e professora do mestrado PROFEPT/IFNMG.

 

Amanda Seixas Murta, Instituto Federal do Norte de Minas - IFNMG

Fisioterapeuta formada pelas Faculdades Integradas Pitágoras.

Especialista em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Especialização em Educação a Distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Mestrade em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM linha de pesquisa Educação, Cultura e Saúde

Técnico Administrativo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Coordenadora Geral dos Cursos Técnicos do Mediotec/Pronatec/Bolsa Formação - CEAD-IFNMG.

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Caires Santana Afonso, P., Cruz Veiga, I., da Silva Reis, R. M. ., & Seixas Murta, A. (2020). Estratégias Ativas no Contexto da Educação Pro ssional e Tecnológica – Ept:. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.440

Edição

Seção

Artigos Originais