Estudo sobre a criação de vínculos afetivos por professores da modalidade EAD
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.439Palavras-chave:
Mediação pedagógica na EaD, Afetividade no processo de aprendizagem, Educação a DistânciaResumo
A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem merecido destaque nas publicações relacionadas à educação devido aos novos cenários e papéis assumidos por professores e alunos. Os desafios metodológicos são inúmeros; as teorias constroem-se em alicerces constituídos de aprendizagem colaborativa, oferecendo autonomia ao aluno e ao professor. Diante de toda esta mudança de paradigmas que a EaD traz no processo de aprendizagem, um dos aspectos mais relevantes para seu sucesso são as relações entre professores e alunos em um ambiente virtual e como se determina a criação de vínculos indispensáveis nesse processo. O presente estudo teve como objetivo identificar o uso de ações e procedimentos metodológicos que pudessem ser realizados pelos professores da modalidade EaD para a criação de vínculos afetivos com seus alunos, observando de que forma os professores conduzem suas disciplinas com o propósito de fomentar uma relação mediadora que valoriza as dimensões humanas fundamentais. Caracterizou-se por uma pesquisa quantitativa, realizada com uma amostra de 85 professores universitários que atuavam na modalidade 100% a distância, através de um questionário estruturado. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se que 54,1% dos professores investigados atuavam a mais de 9 anos na EaD e 70,6% possuíam alguma formação específica para lecionarem na modalidade a distância. Observou-se que a comunicação entre professor/aluno foi a dimensão que mais precisava de atenção, que os professores ainda enfrentavam barreiras devido a habilidades tecnológicas e pessoais para a comunicação através de áudio e vídeos, e que o professor que já tinha a experiência de ser um aluno EaD favorecia uma maior afetividade no desenvolvimento de suas aulas. O estudo pode concluir que cabe ao professor repensar o seu papel nesse novo contexto, despir-se das metodologias convencionais utilizadas em suas aulas presenciais e assumir a posição de mediador no processo ensino-aprendizagem, traçando novas arquiteturas pedagógicas com vistas à criação de laços sociocognitivos, afetivos e emocionais, pois só assim este viabilizará a aprendizagem significativa de seus alunos.
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