Estudo sobre a criação de vínculos afetivos por professores da modalidade EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.439

Palavras-chave:

Mediação pedagógica na EaD, Afetividade no processo de aprendizagem, Educação a Distância

Resumo

A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem merecido destaque nas publicações relacionadas à educação devido aos novos cenários e papéis assumidos por professores e alunos. Os desafios metodológicos são inúmeros; as teorias constroem-se em alicerces constituídos de aprendizagem colaborativa, oferecendo autonomia ao aluno e ao professor. Diante de toda esta mudança de paradigmas que a EaD traz no processo de aprendizagem, um dos aspectos mais relevantes para seu sucesso são as relações entre professores e alunos em um ambiente virtual e como se determina a criação de vínculos indispensáveis nesse processo. O presente estudo teve como objetivo identificar o uso de ações e procedimentos metodológicos que pudessem ser realizados pelos professores da modalidade EaD para a criação de vínculos afetivos com seus alunos, observando de que forma os professores conduzem suas disciplinas com o propósito de fomentar uma relação mediadora que valoriza as dimensões humanas fundamentais. Caracterizou-se por uma pesquisa quantitativa, realizada com uma amostra de 85 professores universitários que atuavam na modalidade 100% a distância, através de um questionário estruturado. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se que 54,1% dos professores investigados atuavam a mais de 9 anos na EaD e 70,6% possuíam alguma formação específica para lecionarem na modalidade a distância. Observou-se que a comunicação entre professor/aluno foi a dimensão que mais precisava de atenção, que os professores ainda enfrentavam barreiras devido a habilidades tecnológicas e pessoais para a comunicação através de áudio e vídeos, e que o professor que já tinha a experiência de ser um aluno EaD favorecia uma maior afetividade no desenvolvimento de suas aulas. O estudo pode concluir que cabe ao professor repensar o seu papel nesse novo contexto, despir-se das metodologias convencionais utilizadas em suas aulas presenciais e assumir a posição de mediador no processo ensino-aprendizagem, traçando novas arquiteturas pedagógicas com vistas à criação de laços sociocognitivos, afetivos e emocionais, pois só assim este viabilizará a aprendizagem significativa de seus alunos.

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Biografia do Autor

Simone Imperatore, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (2017), Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007), Pós-graduada em Controladoria (URI - 2003), em A Moderna Educação (PUCRS - 2019) e Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (ULBRA -2019) e Bacharel em Ciências Contábeis (2001) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Atualmente cursa Pedagogia. Linhas de Pesquisa: Educação Superior, Extensão Universitária, Inclusão Acadêmica e Social, Gestão Educacional, EaD. Projetos de Extensão: Empoderamento de Comunidades Quilombolas e Sistematização de Projetos de Extensão. Docente em cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EAD Atualmente é Gerente de Educação Continuada e Inovação AELBRA, responsável pelas políticas de inovação, extensão (inclusive curricularização) e lato sensu de todas as mantidas. Foi integrante do Colegiado Acadêmico da Pró-reitoria Acadêmica e da Comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional ( PDI 2017-2022). Coordena o Relatório Social Anual da ULBRA RS desde 2014, a Comissão de Educação e Promoção de Direitos Humanos e a Comissão Própria de Avaliação ? CPA Canoas. Também é Avaliadora do INEP/MEC.

Simone Echeveste, Universidade Luteranada do Brasil

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação pela ULBRA (2019). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN é Coordenadora de Educação Continuada - Pós-graduação EAD da ULBRA. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância.

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Publicado

2020-10-06

Como Citar

Imperatore, S., & Soares Echeveste, S. (2020). Estudo sobre a criação de vínculos afetivos por professores da modalidade EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.439

Edição

Seção

Artigos Originais