A EVASÃO E A PERMANÊNCIA SOB A ÓTICA DISCENTE: O QUE OS ALUNOS APONTAM COMO FATORES INFLUENTES NA DESISTÊNCIA E NA CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.431

Palavras-chave:

Educação a Distância; Evasão; Permanência; Licenciatura em Pedagogia

Resumo

Este artigo busca demonstrar os fatores influentes na evasão e na permanência de alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Os dados são apresentados com base em pesquisa de campo desenvolvida a partir da aplicação de questionário, com questões objetivas e dissertativas, o qual foi submetido aos alunos evadidos e concluintes do curso. Ao todo, participaram 50 alunos, sendo 17 evadidos e 33 concluintes. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva quantitativa e qualitativa, centrando a atenção na expressão e opinião discente. O resultado da análise concluiu que os fatores endógenos ao aluno (falta de recursos financeiros; falta de tempo para dedicar ao curso; problemas de saúde, pessoais e familiares; desinteresse pelo curso; motivação pessoal; autonomia, organização e planejamento) foram apontados pelos próprios discentes como os principais fatores influentes na evasão e na permanência no Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UFSJ. O acesso a esses dados destacou a pertinência de políticas e ações de assistência estudantil para manutenção dos alunos nos cursos superiores na modalidade a distância, bem como a necessidade de melhorias pedagógicas e metodológicas dos cursos ofertados.

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Biografia do Autor

Camila Figueiredo Nascimento, Universidade Federal de São João Del-Rei

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Instrucional pelo Centro Universitário Estácio de Sá (2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Tem experiência na área de Educação Infantil e Ensino Fundamental, em Gestão Escolar, em Avaliação Educacional e em Supervisão Pedagógica. Trabalha, atualmente como Especialista em Educação Básica na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Maria Emanuela Esteves dos Santos, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Université de Rouen - França (2016). Mestre em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2006). Tem experiência na área de Fundamentos da Educação com ênfase em Filosofia da Educação, atuando nos seguintes temas: educação e diversidade; pedagogia e seus aspectos filosóficos e históricos; multiplicidade e novas tecnologias na formação de professores. Trabalha atualmente como professora adjunta no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João Del Rei, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ.

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Publicado

2021-03-26

Como Citar

Figueiredo Nascimento, C., & Esteves dos Santos, M. E. . (2021). A EVASÃO E A PERMANÊNCIA SOB A ÓTICA DISCENTE: O QUE OS ALUNOS APONTAM COMO FATORES INFLUENTES NA DESISTÊNCIA E NA CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 20(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.431

Edição

Seção

Artigos Originais