A EVASÃO E A PERMANÊNCIA SOB A ÓTICA DISCENTE: O QUE OS ALUNOS APONTAM COMO FATORES INFLUENTES NA DESISTÊNCIA E NA CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v20i1.431Palavras-chave:
Educação a Distância; Evasão; Permanência; Licenciatura em PedagogiaResumo
Este artigo busca demonstrar os fatores influentes na evasão e na permanência de alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Os dados são apresentados com base em pesquisa de campo desenvolvida a partir da aplicação de questionário, com questões objetivas e dissertativas, o qual foi submetido aos alunos evadidos e concluintes do curso. Ao todo, participaram 50 alunos, sendo 17 evadidos e 33 concluintes. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva quantitativa e qualitativa, centrando a atenção na expressão e opinião discente. O resultado da análise concluiu que os fatores endógenos ao aluno (falta de recursos financeiros; falta de tempo para dedicar ao curso; problemas de saúde, pessoais e familiares; desinteresse pelo curso; motivação pessoal; autonomia, organização e planejamento) foram apontados pelos próprios discentes como os principais fatores influentes na evasão e na permanência no Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da UFSJ. O acesso a esses dados destacou a pertinência de políticas e ações de assistência estudantil para manutenção dos alunos nos cursos superiores na modalidade a distância, bem como a necessidade de melhorias pedagógicas e metodológicas dos cursos ofertados.
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