Educação a Distância em Políticas Nacionais de Formação

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.390

Palavras-chave:

Educação a Distância. Democratização. Conselhos Escolares. Aprendizagem.

Resumo

A flexibilização do espaço e tempo de aprendizagem característico da Educação a Distância (EaD) ampliam as possibilidades de acesso à educação, revelando também seu caráter de democratização. Essa perspectiva atende a políticas nacionais de formação, pois remete ampliação do acesso e a necessidade de processos avaliativos pautados em indicadores de qualidade. Diante disso, este estudo tem o objetivo de levantar as percepções dos egressos de um curso de formação a distância, vinculado ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, sobre as suas contribuições e os desdobramentos relacionados à atuação profissional. A pesquisa teve abordagem mista e pautou-se na aplicação de um questionário em uma amostra constituída por conveniência de 1113 participantes. Os resultados revelaram que a principal contribuição referiu-se a aquisição de conhecimentos sobre os conselhos escolares, o que pautou o desenvolvimento de habilidade e atitudes que permitiram atuar principalmente em ações para o fortalecimento dos conselhos escolares. Ressalta-se que a modalidade a distância permitiu que a ação de formação, vinculada um programa de governo e a uma política educacional, pudesse ser efetivada em diferentes regiões do país, envolvendo várias instituições. Assim, reforça-se o potencial democratizador da EaD e evidencia-se que esses processos de formação resultam em mudanças na atuação profissional de seus egressos.

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Publicado

2020-08-24

Como Citar

Ramos, D. K. (2020). Educação a Distância em Políticas Nacionais de Formação . Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1). https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.390

Edição

Seção

Artigos Originais