Feedback como parte Integrante da Avaliação Formativa em um Curso de Pós-graduação a Distância: Concepções da Equipe Multidisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.351Palavras-chave:
Avaliação formativa, Ensino superior, Educação a distância, FeedbackResumo
Na educação, presencial online ou híbrida um dos temas emergentes na atualidade é a avaliação da aprendizagem, que ainda é utilizada com a finalidade de classificar alunos e não apoiar o processo de aprendizagem visando levar os alunos a superarem suas dificuldades. E neste contexto que o artigo apresenta a importância do processo de feedback na avaliação formativa descrita na práxis da equipe multidisciplinar de um curso de pós-graduação ofertado na modalidade a distância em uma instituição pública brasileira. Este artigo de cunho exploratória descritiva do tipo survey, utilizou-se também, do levantamento documental para garantir a triangulação dos dados. Os dados coletados utilizaram como fonte questionários e entrevistas feitas com a equipe multidisciplinar, bem como o levantamento documental e evidências obtidas nas salas virtuais. Estes foram analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdos de Bardin (2011) tendo como base a fundamentação teórica aqui descrita. Ao final verificou-se que, para a equipe multidisciplinar do curso, o feedback tem um papel importante na formação dos alunos e é realizada no curso de acordo com a práxis propostas em seu projeto, o que ficou comprovado pela análise dos registros documentais e da observação nas salas virtuais.Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luiz Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education. Vol. 5, no. 1, p. 7-74. 1998.
_____. Developing the theory of formative assessment. Educational assessment, evaluation and accountability, v. 21, n. 1, p. 5-31, fev. 2009.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
KENSKI, V. M. Avaliação e Acompanhamento da aprendizagem em ambientes virtuais a distância. In.: MILL, D. R. S; PIMENTEL, N. M. (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 59-68.
MING-LI, L.; DAN, M. The method of learning formative assessment in distance education. In: Educational and Information Technology (ICEIT), 2010 International Conference on. IEEE, 2010. p. V3-113-V3-116.
MOORE; M. G, KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thonson Learning, 2007.
PETERS, O. A educação a distância em transição: tendências e desafios. Trad. Leila Ferreira de Souza Mendes. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2009.
POLAK, Y. N. de S. A avaliação da aprendizagem em EAD. In.: LITTO, F. M.; FORMIGA. M. (Org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p. 153-159, 2009.
ROSA, M.; MALTEMPI, M. V. A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, 2006.
VILLAS BOAS, B. M. de F. (Org). Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP: Papirus. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. 2011.
_____. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas Críticas, v. 12, n. 22, p. 75-90, jun. 2006.
WANG, T. H. What strategies are effective for formative assessment in an e-learning environment? Journal of Computer Assisted Learning. Vol.23. n. 3, p. 171-186, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.