A Abordagem da Pesquisa Cientifica Envolvendo os Temas Emergentes no Cenário EAD e Formação Continuada

Autores

  • Marco Antonio Gomes Teixeira da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro
  • Sergio Luis Cardoso Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.344

Resumo

A educação como pilar da sociedade, necessita renovar-se constantemente, tendo como base a pesquisa científica. A investigação acadêmica deve propiciar a evolução científica e devolver à sociedade sua investigação materializada em publicações. Nesse sentido, este estudo, como parte de uma pesquisa de mestrado, buscou identificar como ocorrem as publicações em nível stricto sensu sobre a área de Educação a Distância (EaD) e formação continuada, no ambiente virtual, tendo como finalidade a capacitação dos docentes. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática com o objetivo de reconhecer nos estudos primários a tendência no contexto da capacitação docente no ambiente virtual. Para tal foi realizada a leitura dos títulos e resumos dos artigos publicados na revista da Associação Brasileira de Educação a Distância e também uma pesquisa na Base Digital Brasileira de Teses e Dissertações com os temas referentes à EaD. Da análise desses documentos, foi possível constatar a convergência de cursos de formação continuada para o tema tecnologia em todo material selecionado. Entretanto, nos artigos, não é retratada a pesquisa acadêmica como origem de estudos stricto sensu.

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

Gomes Teixeira da Silva, M. A., & Cardoso, S. L. (2019). A Abordagem da Pesquisa Cientifica Envolvendo os Temas Emergentes no Cenário EAD e Formação Continuada. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 18(1), 17. https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.344

Edição

Seção

Artigos Originais