EAD: O Perfil Desejável do Professor Tutor e o Uso dos Recursos Tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.339Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos alunos a respeito dos atributos de um bom professor tutor e o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula em uma Instituição de Ensino Superior, na modalidade de educação a distância. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionários para alunos EAD, totalizando uma amostra de 175 alunos. O estudo caracteriza-se como quantitativo. A análise de resultados ocorreu por meio da técnica estatística descritiva e análise fatorial exploratório. Os principais atributos para um bom professor tutor na percepção dos alunos EAD foram a postura, o relacionamento e a didática, por outro lado, a capacidade profissional e a motivação foram os atributos com menor relevância. Os recursos tecnólogos mais utilizados em sala de aula e destacados pelos alunos foram o Projetor Multimídia e o Power Point, enquanto o Tablet e o Socrative resultaram em menor uso. Estes achados indicam que, embora seja possível ampliar o uso destes recursos para o processo de ensino e aprendizagem de forma produtiva, os professores tutores ainda utilizam recursos tecnológicos tradicionais. Os resultados contribuem ainda para expandir a literatura sobre o professor tutor na EAD, comprovando seu papel de mediador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.