EAD: O Perfil Desejável do Professor Tutor e o Uso dos Recursos Tecnológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.339

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos alunos a respeito dos atributos de um bom professor tutor e o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula em uma Instituição de Ensino Superior, na modalidade de educação a distância. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionários para alunos EAD, totalizando uma amostra de 175 alunos. O estudo caracteriza-se como quantitativo. A análise de resultados ocorreu por meio da técnica estatística descritiva e análise fatorial exploratório. Os principais atributos para um bom professor tutor na percepção dos alunos EAD foram a postura, o relacionamento e a didática, por outro lado, a capacidade profissional e a motivação foram os atributos com menor relevância. Os recursos tecnólogos mais utilizados em sala de aula e destacados pelos alunos foram o Projetor Multimídia e o Power Point, enquanto o Tablet e o Socrative resultaram em menor uso. Estes achados indicam que, embora seja possível ampliar o uso destes recursos para o processo de ensino e aprendizagem de forma produtiva, os professores tutores ainda utilizam recursos tecnológicos tradicionais. Os resultados contribuem ainda para expandir a literatura sobre o professor tutor na EAD, comprovando seu papel de mediador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keitty Aline Wille Becker, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Cursando mestrado em Administração. Graduada em Processos Gerenciais e pós graduada em Gestão Estratégica Empresarial. Atualmente é supervisora de disciplina nos cursos à distância de Administração e Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Paula Carolina Ferretti, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Especialista em Gestão de Pessoas (2016) e Educação a Distância: Gestão e Tutoria (2016), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduada em Administração (2014), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Aluna bolsista no programa de pós-graduação stricto-sensu em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (início 2018). Experiência organizacional com apoio à gestão de pessoas. Experiência educacional como tutora interna pelo Grupo Uniasselvi e professora pelo Centro de Educação Profissional integrante da rede de ensino público da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (ano letivo de 2017).

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB, no Departamento de Administração . Tem experiência na gestão universitária tendo atuado como Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pró-Reitora de Ensino Médio, Graduação e Profissionalizante e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau/FURB. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração e de Ciências Contábeis ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a gestão universitária e a tecnologias no ensino.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Wille Becker, K. A. ., Ferretti, P. C., & Carvalho de Souza Domingues, M. J. . (2019). EAD: O Perfil Desejável do Professor Tutor e o Uso dos Recursos Tecnológicos . Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 18(1), 35. https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.339

Edição

Seção

Relatos de Experiência