Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.325

Resumo

Neste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida.

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Biografia do Autor

Jonas dos Santos Colvara, Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidad de la Empresa - Uruguay, Graduação em Administração pela Universidade do Tocantins, é especialista em Gestão Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é Diretor de Unidade na Anhanguera de Alvorada, membro do grupo de pesquisa em Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e autor do livro Sala de Aula Invertida: Desafios para o Ensino Superior.

Eniel do Espirito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação, com estudos de pós-doutoramento em educação. É professor adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena o Núcleo de Educação Continuada Digital na Superintendência de Educação a Distância e o curso de especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital da UFRB. É vice-coordenador do grupo CNPq de Pesquisa G-TERF - Tecnologias Educacionais, Robótica e Física, desenvolvendo investigações na linha de pesquisa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação.

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Publicado

2019-08-02

Como Citar

dos Santos Colvara, J., & do Espirito Santo, E. (2019). Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 18(1), 19. https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.325

Edição

Seção

Artigos Originais