Metodologias ativas no ensino superior: o hibridismo da sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.325Resumo
Neste artigo discutimos a utilização das metodologias ativas, abordando o hibridismo tecnológico da sala de aula invertida no ensino superior e seus desafios relacionados. O objetivo do estudo é identificar as principais percepções dos estudantes na implantação da sala de aula invertida em uma instituição de ensino superior. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, tendo-se como procedimentos para coleta de dados a utilização de questionários aplicados a 55 estudantes em uma Instituição de Ensino Superior. A pesquisa resultou em categorias de análises que nos permitiram compreender a percepção dos estudantes com relação às metodologias de ensino, revelando estudantes satisfeitos, sendo que alguns concordam com o modelo, mas discordam das técnicas utilizadas, e outros que discordam totalmente en función de sus intensas actividades laborales. Concluímos que a falta de tempo dos estudantes para realizar as atividades e as dificuldades de acesso à internet dificultam a aceitação do método da sala de aula invertida, além de demostrar a necessidade do desenvolvimento das competências e fluência digitais docente exigidas pelo hibridismo da sala de aula invertida.
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