Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD

Autores

  • Andreza Regina Lopes da Silva IPDAAL - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico Andreza Lopes http://orcid.org/0000-0003-1530-8908
  • Juliana Bordinhão Diana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando José Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.320

Palavras-chave:

Pt

Resumo

O objetivo neste artigo é apresentar diretrizes para concepção de cursos a serem ofertados em educação a distância de modo que contribuam com o desenvolvimento de competências do aprendiz. Como procedimento metodológico trabalhou-se com abordagem exploratória-descritiva e análise qualitativa dos dados que foram coletados a partir do método indutivo a partir de uma orientação teórico-prática advinda dos autores, emergentes de uma década de acompanhamento e participação e projetos públicos e privados e pesquisas na área. Como resultado identificou-se dimensões fundamentais a serem contempladas por instituições que buscam desenvolver recursos educacionais diversos a serem utilizados para ofertas de cursos na modalidade a distância. Infere-se que este trabalho inicia-se pela delimitação do projeto instrucional e deve se estender a partir da gestão do conhecimento e mapeamento de boas práticas desenvolvidas no contexto institucional. Neste sentido, um dos grandes desafios de conceber cursos na modalidade a distância esta no trabalho interdisciplinar, de uma equipe multidisciplinar que se deixa desafiar pela visão sistêmica do projeto.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da Silva, IPDAAL - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico Andreza Lopes

Doutora e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação a Distância e em Auditoria Empresarial. Graduada em Administração e Pedagogia. Estudante em Psicanálise e Psicopedagogia. Coach e Mentora Acadêmica focada em resultados a partir do equilíbrio entre produtividade e bem estar . Experiência na área de Educação com ênfase em projetos de educação a distância, inovação e empreendedorismo; formação e desenvolvimento de competências. Das diferentes atividades desenvolvidas destaca-se uma atuação por resultado, como: coach e mentora, docente, palestrante, capacitação de equipe, formação de professores, designer educacional, supervisão e coordenação de projeto e de produção. Como consultora atuou no segmento público e privado com diferentes parceiros, como: UFSC (em projetos - UAB, UnaSUS, Aluno Integrado, Rede e-Tec Brasil, e-Nova); CEDERJ; Cerfead/IFSC (projetos UAB, PRF, Proforbas); IMAP e Delinea Tecnologia Educacional. Experiência também como pesquisadora e avaliadora de artigos científicos e projetos além de ampla atuação com liderança. Autora de livros e artigos científicos. Atualmente professora da Universidade de São José (USJ) nos cursos de Administração, Pedagogia e Análise e Desenvolvimento de Sistema. CEO do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Acadêmico Andreza Lopes (IPDAAL). Desenvolvedora e Facilitadora dos Programas de Coaching e Mentoria "Acadêmico em Ação"; "Profissional em Ação" e "Bem-Estar em Ação".

Referências

AUSUBEL, D. P. The Acquisition and Retention of Knowledge: A Cognitive View. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. SeEaD, Brasília, 2007.

GUIMARÃES, T. R. da C.; CARVALHO, M. de L. Planejamento e desenvolvimento de cursos em EaD. Viçosa, MG: UFV, 2015.

LEFEVRE; F.; LEFEVRE, A. M. C. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do discurso do sujeito coletivo. 2. ed. Brasília: Liber livro, 2012.

LITTO, F. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAN, J. M.. A gestão da Educação a distância no Brasil. In: MIL, D.; PIMENTEL, N. M. (Org.). Educação a distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

SILVA, A. R. L. da. Diretrizes de design instrucional para elaboração de material didático em EaD: uma abordagem centrada na construção do conhecimento. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SILVA, A. R. L. da. Design educacional para gestão de mídias do conhecimento. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Silva, A. R. L. da, Diana, J. B., & Spanhol, F. J. (2020). Diretrizes para Concepção de Cursos em EAD. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 19(1), 17. https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.320

Edição

Seção

Artigos Originais