Contribuições para um Framework para Avaliação de Qualidade e Eficácia de MOOCs

Autores

  • Flavio Lemos de Souza Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Lina Morgado Universidade Aberta (UAb)
  • Vitor Duncan Marinho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.310

Resumo

O objetivo do presente artigo é o de oferecer contribuições para formulação de frameworks como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs mais eficientes e com melhor qualidade. Dois estudos de caso foram realizados com MOOCs financiados pela Comissão Europeia, cujo principal objetivo é o de introduzir educadores presenciais junto a algumas experiências pedagógicas positivas em ambiente virtual, e que podem ser aplicadas ao ensino presencial. Os resultados levaram à observação de que, embora o MOOC em análise tenha demonstrado conformidade com relação à maioria dos principais fundamentos pedagógicos, vários outros importantes aspectos pedagógicos secundários, designs instrucionais, assim como a usabilidade da plataforma educacional, não receberam a atenção necessária. Os resultados do presente estudo conduziram à conclusão de que frameworks, concebidos como ferramentas de suporte ao desenvolvimento de MOOCs, devem incluir não apenas teorias, conceitos e princípios pedagógicos fundamentais e gerais (como a maioria deles atualmente o fazem), mas também integrar a estes - e de forma articulada - os imprescindíveis aspectos secundários práticos, como, por exemplo, o design instrucional e o projeto do sistema de aprendizagem centrada no usuário.

 

 

Palavras-chave: Framework. Avaliação de qualidade. Mooc.

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Biografia do Autor

Flavio Lemos de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1985) e doutorado em Psicologia da Interação Homem-Computador (Ergonomia Cognitiva) - Birkbeck College - University of London (1992), graduação em Direito pela Universidade Iguaçu (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense e no Mestrado em Educação na Universidade Aberta de Portugal onde orienta pesquisa no Mestrado e no Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação à Distância e eLearning.

Lina Morgado, Universidade Aberta (UAb)

Doutora em Educação (Educação Online), Professora Auxiliar com nomeação definitiva no DEED (Dept. de Educação e Ensino a Distância)
na UAb (Portugal), Pesquisadora do Laboratório de Educação a Distância e eLearning. Diretora do Programa de Mestrado em Pedagogia do Elearning (mPeL).

Vitor Duncan Marinho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestrando em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua, em pesquisa, principalmente nos seguintes temas: psicologia organizacional, educação a distância e e-learning.

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Publicado

2019-03-15

Como Citar

de Souza, F. L., Morgado, L., & Marinho, V. D. (2019). Contribuições para um Framework para Avaliação de Qualidade e Eficácia de MOOCs. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 18(1), 14. https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.310

Edição

Seção

Artigos Originais