Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica

Autores

  • Alexandre José de Carvalho Silva Universidade Federal de Lavras.
  • Ronei Ximenes Martins Universidade Federal de Lavras.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.284

Palavras-chave:

Educational technology. Hybrid Learning. Teacher training. Virtual learning community

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, denominada Landell, com base no modelo ADDIE de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, cujo objetivo é fomentar o uso de ambiente virtual de aprendizagem na educação básica. Foi elaborado um conjunto de orientações na forma de MOOC (Massive Open Online Course) para que professores da educação básica possam acessar os diferentes usos pedagógicos das ferramentas, os recursos disponíveis, as formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e os exemplos de sequ- ências didáticas, visando oferecer subsídios para a incorporação da metodologia Blended Learning em atividades escolares. Foram produzidos diversos recursos audiovisuais e organizados e indicados vários objetos de aprendizagem e programas de uso educacional visando enriquecer e ampliar as possibilidades de ações educacionais utilizando a comunidade desenvolvida.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

de Carvalho Silva, A. J., & Ximenes Martins, R. (2017). Desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem para a inserção da metodologia blended learning na educação básica. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 16. https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.284

Edição

Seção

Artigos