A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso

Autores

  • Luiz Bento Fundação Cecierj.
  • Milena de Sousa Nascimento Fundação Cecierj.
  • Viviane Grenha Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Margarete Valverde Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.279

Palavras-chave:

Educação a distância, interatividade, formação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, R.C.B.M.; ROSINI, A.M. Concepções de interatividade e tecnologia no processo de tutoria em programas de educação a distância: novos paradigmas na construção do conhecimento. Revista Intersaberes. vol. 3, nº 6. 2008. p. 141-154.

FERREIRA, S.L. & BIANCHETTI, L. As tecnologias da informação e da comunicação e as possibilidades de interatividade para a educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. vol. 13. nº 22. 2004. p. 253-263.

JAEGER, F. P.; ACCORSSI, A. Tutoria em Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 2005. Disponível em <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/textos_ead/700/2005/11/tutoria_em_educacao_a_distancia_>. Acesso em: 01 fev. 2017.

LEAL, R.B. A importância do tutor no processo de aprendizagem a distância. Revista Iberoamericana de Educación, 2004. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/947Barros.PDF>. Acesso em: 30 out. 2011.

LEVÝ, P. Entrevista ao programa Roda Viva, 2001. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=bAVA2T6aYbA&feature=player_embedded.> Acesso em: 2 nov. 2011.

MACHADO, L. D.; MACHADO, E. C. O papel da tutoria em ambientes EaD. 11° Congresso internacional de Educação a Distância. Salvador, 2004. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-tc-a2.htm>. Acesso em: 29 jun. de 2015.

MEDEIROS, L.; MACEDO, M.; AMARAL, S.; RIBEIRO, V. Sistemas de tutoria em cursos a distância: Texto base. Material da disciplina Sistemas de tutoria em cursos a distância, do curso Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, 2010, UFF, Rio de Janeiro. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação a Distância - SEED. Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Programa Interinstitucional de Capacitação em EaD para a UAB. Rio de Janeiro. 26p.

MORAN, J.M. 1995. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Revista Tecnologia Educacional. vol. 23, nº.126. 1995.

OLIVEIRA, C. L. Afetividade, aprendizagem e tutoria online. Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, vol. 3, n° 3. 2009.

OLIVEIRA, G. P. Educação à distância mediada por tecnologias de informação/comunicação: uma proposta para a pesquisa em ambientes virtuais. X Congresso Internacional de Educação a Distância, 2003, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2003/docs/anais/TC20.pdf>. Acesso em 29 jun. 2015.

PAIANO, V.C. Avaliação do tutor. In: Avaliação em EaD, 2006. Disponível em: <http://wiki.sintectus.com/bin/view/EaD/LivroAvaliacaoEmEad>. Acesso em: 20 ago. 2010.

PETERS, O. Didática do Ensino a Distância: experiência e estágio da numa visão internacional. Editora UNISINOS, RS, Brasil. 2001.

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Bento, L., de Sousa Nascimento, M., Grenha, V., & Macedo, M. V. (2017). A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 16. https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.279

Edição

Seção

Artigos