Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional

Autores

  • Hoyêdo Nunes Lins Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.275

Palavras-chave:

Curso de graduação em Ciências Econômicas a distância. Trabalhos de conclusão de curso. Desenvolvimento regional e urbano.

Resumo

O trabalho sustenta a argumentação de que, especialmente no âmbito das ciências sociais aplicadas, a educação superior a distância pode representar a criação de conhecimento sobre as realidades dos estudantes e contribuir para a promoção do desenvolvimento regional. É usada como base a experiência do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciado em 2008. O texto destaca o papel das universidades em geral na promoção desse desenvolvimento, inclusive pela formação e capacitação de pessoas para gerar e disseminar conhecimento sobre as condições econômicas, sociais e políticas nesse plano. A modalidade do ensino a distância sobressai nesse processo quando estimula o estudo de problemas que marcam o cotidiano dos alunos. No curso de graduação em Ciências Econômicas a distância da UFSC, é forte a presença de temas locais e regionais – considerando-se os municípios de residência dos alunos – observados nas monografias de conclusão da formação, nas várias turmas. Neste estudo, são evidenciados quatro desses trabalhos, orientados pelo autor e ligados à disciplina de Economia Regional e Urbana: observa-se proximidade com questões de desenvolvimento regional ou local, inclusive pelas sugestões no tocante à formulação de políticas ou medidas de promoção.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Nunes Lins, H. (2016). Educação superior a distância: possível coadjuvante no desenvolvimento regional. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 15. https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.275

Edição

Seção

Artigos