Ensino a distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe de Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços

Autores

  • Maristela Vilas Boas Fratucci Universidade de São Paulo.
  • Maria Ercilia de Araujo Universidade de São Paulo.
  • Celso Zilbovícius Universidade de São Paulo.
  • Antonio Carlos Frias Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.274

Palavras-chave:

Educação a distância. Ensino mediado por tecnologia. Plataforma Moodle. Capacitação em serviço.Educação permanente. Avaliação dos serviços.

Resumo

A educação a distância é uma modalidade de ensino que permite eliminar a separação geográfica entre educador e educando para atender a um número ilimitado de alunos que estejam em busca de formação, capacitação ou atualização profissional. Esta pesquisa teve por objetivo conhecer e explanar a vivência dos alunos da Especialização em Saúde da Família/Unasus/Unifesp, do município de Amparo, no processo de ensino-aprendizagem através do ensino a distância mediado por tecnologia, bem como avaliar o impacto da educação permanente na organização dos serviços. Através de um modelo de pesquisa qualitativa, buscou-se estabelecer a percepção dos alunos com relação a metodologia, técnica, estratégias de aprendizagem e mudanças ocorridas nos serviços em que estão inseridos os profissionais capacitados. As respostas foram classificadas segundo os eixos estabelecidos, buscando contextualizar o relato dos atores pesquisados. Após análise e avaliação desses discursos, foram estabelecidas relações e sínteses inerentes ao processo de ensino a distância e avaliação do impacto do curso de capacitação na organização e implementa- ção dos serviços. Observou-se que todas as narrativas referem a importância da educação permanente em Saúde como eixo propulsor de mudanças nos serviços e que a especialização foi exímia em qualidade e excelência. Mas, oportunamente, tais relatos destacaram que nem sempre as transformações desejadas aconteciam na mesma velocidade do proposto e assimilado pelo curso. A conclusão deste artigo destaca a importância do reconhecimento da educação permanente em saúde, devendo ser sempre incentivada e oferecida para grupos de profissionais, para possibilitar que seus cenários de prática sejam reorganizados e fortalecidos. Essa proposta de incentivo deve ter como intuito desenvolver práticas qualificadas socialmente e tecnicamente com aplicabilidade oportunizada por gestores e representantes municipais, estaduais e federais.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Vilas Boas Fratucci, M., de Araujo, M. E., Zilbovícius, C., & Frias, A. C. (2016). Ensino a distância como estratégia de educação permanente em saúde: impacto da capacitação da equipe de Estratégia de Saúde da Família na organização dos serviços. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 15. https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.274

Edição

Seção

Artigos