A influência da empatia como competência socioafetiva na atuação de tutores a distância

Autores

  • André Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
  • Maria de Fátima Araújo Costa Universidade Federal Fluminense
  • Thaís Tenório Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB).

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.270

Palavras-chave:

Educação a distância. Tutoria. Empatia. Nativo digital.

Resumo

A contribuição da empatia para a atuação de tutores a distância em ambientes virtuais de aprendizagem foi investigada. Foram consideradas as percepções de doze tutores de cursos de graduação de uma universidade privada no estado do Rio de Janeiro. Metade dos pesquisados foi capaz de identificar o significado de empatia, apesar de pouco a utilizarem em sua prática. Para dez dos tutores, ter personalidade extrovertida seria imprescindível para cativar a empatia dos alunos. Entretanto, fatores como ser nativo digital ou ter o hábito de participar de redes sociais virtuais seriam irrelevantes para que os tutores conquistassem a empatia dos estudantes. De maneira geral, os tutores classificaram a empatia como a competência socioafetiva menos importante para a atuação a distância, estando atrás de cordialidade, honradez e aceita- ção. Não obstante, admitiram seu potencial de promover a cumplicidade e a confiança na relação tutor-aluno, aspectos tão necessários nessa modalidade educacional.

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Tenório, A., Araújo Costa, M. de F., & Tenório, T. (2016). A influência da empatia como competência socioafetiva na atuação de tutores a distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 15. https://doi.org/10.17143/rbaad.v15i0.270

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