Metodologia da Pesquisa e do Ensino de Ciências e Biologia em Cursos a Distância: Questôes Teóricas

Autores

  • Jaílson Santos de NOVAIS

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.221

Palavras-chave:

Educação em Ciências. Ensino-Aprendizagem. EAD

Resumo

Com o estabelecimento das variadas modalidades de ensino-aprendizagem a distância, faz-se necessário refletir sobre as questões teóricas e epistemológicas que norteiam a construção significativa de conhecimentos nas diferentes áreas, a exemplo das Ciências Naturais. Assim, este artigo trata de questões que envolvem as metodologias da pesquisa e do ensino de Ciências e Biologia (EC/EB) em cursos a distância. É apresentado um sucinto histórico da área de EC/EB no Brasil, seguindo-se uma discussão acerca das concepções atuais sobre metodologia, ensino e pesquisa de Ciências e Biologia em EAD. São traçadas ainda considerações acerca da importância da formação de professores de Ciências e Biologia como foco de atenções a todos os interessados em estruturar propostas de EAD eficazes.

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Biografia do Autor

Jaílson Santos de NOVAIS

Universidade Federal do Oeste do Pará, Centro de Formação Interdisciplinar, Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, 68040-070 Santarém, PA.

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Publicado

2009-05-24

Como Citar

Santos de NOVAIS, J. (2009). Metodologia da Pesquisa e do Ensino de Ciências e Biologia em Cursos a Distância: Questôes Teóricas. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 8. https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.221

Edição

Seção

Artigos