“Didática” no contexto da Educação a Distância: quais os desafios?
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.217Palavras-chave:
Educación a Distancia, Didatics, Enseñanza, AprendizajeResumo
O presente artigo visa descrever uma experiência com o ensino da Didática na modalidade a distância, desenvolvido no curso de Licenciatura em Física a distância da UFRPE. Serão abordados os papéis dos diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância, tendo em vista os pressupostos da Didática no contexto da Educação a Distância.Downloads
Referências
ALMEIDA, Fernando J. (Coord.). (2001). Educação a distância: formação de professores em ambientes virtuais e colaborativos de aprendizagem - Projeto Nave. São Paulo: s.n.
ANTUNES, Celso (2002). Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. São Paulo: Artmed.
BELLONI, Maria Luiza (2003). Educação a distância. Campinas. Autores Associados. 3a ed.
BETTEGA, Maria Helena (2004). Educação Continuada na Era Digital. São Paulo: Cortez.
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. Brasília. Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância (2003). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/index.php? option=content&task=view&id=62&Itemid=191>. Acesso em: 10 nov. 2006.
CHARLOT, Bernard (2005). Relação com o Saber, Formação dos Professores e Globalização: Questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed.
CUNHA, Maria Isabel (1998). O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM editora.
FERREIRA, Renilze de Barros A. dos Santos (2008). Uma Dimensão Contemporânea de Ead? Discussões Monográficas de Conclusão de Curso a Distância para Tutores. Dissertação de Mestrado UFPE.
FREIRE, Paulo. (2002). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 2002.
LÉVY, Pierre (1999). Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.
LUCKESI, Cipriano Carlos (1998). Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. 7.ed. São Paulo: Cortez.
MOORE, M; KEARSLEY, G. (2007). Educação a Distância: uma visão integrada.São Paulo: Thomson.
MORAN, J. M. (2005). O que é Educação a Distância? Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em 10 fev.2005.
________. (2004). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm>. Acesso em 12 jun.
OLIVEIRA, M. Rita Neto Sales (1988). Histórico da Didática. In: OLIVEIRA, M. Rita Neto Sales. O Conteúdo da Didática: um discurso da neutralidade científica. Belo Horizonte: UFMG, pg. 33 – 47.
PERRENOUD, Philippe (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
ROSINI, Alessandro Marco (2007). As novas tecnologias da informação e a Educação a Distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
SANTOMÉ, Jurjo Torres (1998). Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas.
SILVA, Marco (2006). Sala de Aula Interativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet.
SILVA, Marco (Org.) (2003). Educação online. São Paulo: Edições Loyola.
TARDIF, Maurice (2002). Saberes Docentes e Formação Profissional. 2ª ed. RJ: Vozes.
VALENTE, José Armando; MAZZONE, Jaures; BARANAUSKAS, Maria Cecília (2007). Aprendizagem na era das tecnologias digitais. São Paulo: Cortez; FAPESP, 2007.
ZABALA, A. (1998) A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.
ZEICHNER, K. . (1993). A Formação Reflexiva de Professores: Ideias e Práticas. Lisboa: Educa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.