A Importância do Tutor Presencial na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v8i0.215Palavras-chave:
Educação a Distância, Tutoria, Metodologias de Ensino, Tecnologia Educacional, Formação Docente.Resumo
A EAD – Educação a Distância, tem crescido de forma vigorosa nos últimos anos, sobretudo nas regiões mais interioranas do país onde, muitas vezes, não se faz presente uma Instituição de Ensino Superior que possa atender adequadamente à população que neste local reside. Com o avanço da tecnologia, muitas são as ferramentas empregadas para a operacionalização da Educação a Distância pelas Instituições que optam por ofertar esta modalidade. Percebe-se, porém que, para o sucesso desta modalidade de ensino, embora os crescentes avanços tecnológicos contribuam para a diminuição da distância física, apenas a introdução de tecnologias não é suficiente para garantir o processo de aprendizagem dos alunos uma vez que, educar é função humana e, por isso a presença de um profissional conhecido como Tutor, é fundamental para a efetivação e legitimação do processo acadêmico do estudante em EAD. Defende-se aqui, sobretudo, a importância da atuação do Tutor Presencial uma vez que, sabe-se, existe a figura do Tutor a Distância agindo também neste processo. Mais que isso, é importante repensarmos as posturas de docente e discente, pois a EAD nos propicia a quebra de alguns paradigmas e, nos leva a novas reflexões acerca dos processos de aprendizagem. Neste sentido, o presente artigo busca apresentar conceitos e, fomentar a discussão acerca da importância da atuação do profissional Tutor, bem como chamar a atenção para a importância da formação deste profissional e sua atuação nesta modalidade de ensino. Tem por objetivo, dar subsídios, mesmo que básicos, para aqueles que se interessam pelo assunto, consciente de que a discussão não se esgota aqui, apenas inicia.Downloads
Referências
ALONSO, Kátia. Avaliação da aprendizagem em EAD. Curitiba: IBPEX, 2002
CASTRO, Carmen Moreira de. Critérios de Qualidade para a Educação a Distância. In Tecnologia Educacional - ABT: Rio de Janeiro - v. 26, no. 141, abr/jun, 1998.
DEMO, Pedro. Metodologia da investigação em educação. Curitiba: IBPEX, 2003.
FACINTER, Manual do Tutor. Curitiba: Facinter, 2006.
GUAREZI, Rita de Cássia M. Educação à distância sem segredos. Curitiba: IBPEX, 2009.
MARTINS, Onilza. Teoria e prática tutorial e Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
NOVA ESCOLA. Educação a Distância: Mitos e Verdades. Ano XXIV, Número 227. Fundação Victor Civita. São Paulo, novembro de 2009.
PRETI, Oreste. Fundamentos e Políticas em Educação a Distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.