Projeto Eurek@ Kids – Cenários Pedagógicos em Contexto Escolar E Hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.214Palavras-chave:
EUREK@ KIDS, Contexto Hospitalar, Escolar Hospitalizado.Resumo
Este projeto integra a linha de pesquisa do Programa d e Pós Graduação da PUCPR – na linha de pesquisa Teoria e Prática. Desde sua criação envolveu alunos PIBIC, PIBICJR, alunos de graduação, mestrandos, professores do programa de mestrado em educação, , professores de graduação, escolares hospitalizados, profissionais da realidade hospitalar, como também, professores da rede municipal da educação. Oportuniza a investigação de situações de pesquisa do tipo qualitativa, vinculadas às necessidades reais da educação e tecnologias em contexto diferenciado e emergente na sociedade. Visa, sem renunciar aos conteúdos específicos da aprendizagem normatizada, ir além, flexibilizando e agilizando os conteúdos do currículo escolar de modo que, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem possa favorecer a continuidade da escolarização para crianças e adolescentes hospitalizados. Para atender as particularidades da realidade do aluno hospitalizado, precisa-se não só desenvolver metodologia própria para satisfazer tais necessidades, como também, integrar por meio de ambiente virtual de aprendizagem uma proposta que dê condições para preparar e formar profissionais professores para essa nova ação educativa. Com isso, a produção da interface deste ambiente integra profissionais da área de educação, design e programação. Estuda e propõe contribuições para ampliar significativamente os trabalhos que vem sendo desenvolvidos em hospitais, incorporando o uso das Tecnologias Educacionais para dar suporte as atividades desenvolvidas ao atendimento da criança/adolescente em contexto hospitalar em idade de escolarização mediando o processo ensino-aprendizagem com as escolas de origem em que estão inseridas. Visa, portanto, integrar escola e hospital com o auxilio das tecnologias da informação e comunicação, apontando novas possibilidades ao educando quando por circunstâncias diversas, encontre-se este, por um tempo mais prolongado em contexto hospitalar.Downloads
Referências
ALTAREJOS, Francisco M. Educación y felicidad. Pamplona: AEUNSA, 1983.
BARBOSA. R.M.(org.) Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1983.
GONZÁLEZ, F. S. Ferramentas da web para a aprendizagem colaborativa: weblogs, redes sociais, wikis, web 2.0. Trad. de Miriam Salles Campinas, 2005. Disponível em: http://miriamsalles.blogspot.com. www.gabinetedeinformatica.net Acessado em 10/10/2007
HARASIM, L. et al. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line.Trad. Ibraíma Dafonte Tavares – São Paulo: Ed. Senac SP. 2005.
KENSKI . Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
KOZAK, D. V. et al. Produção de mídias educacionais no laboratório de mídias interativas da PUCPR. Disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/SBC2000/eventos/wei/weiConv02.pdf . Acesso em 10/10/2007
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MAGDALENA, B.C; COSTA, I.E.T. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed: 2003.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
SANTOS, E. O. Doutorado Em Educação . Educação Online Cibercultura e Pesquisa: Formação Na Prática Docente. FACED;UFBA, 2005.
TEIXEIRA, E. Espaços de leitura interativos. Passo Fundo, UPF: 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.