Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização

Autores

  • Carolina Costa Cavalcanti CEPA - Universidade de São Paulo
  • Gina Strozzi Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.213

Palavras-chave:

Educação a distância, democratização do ensino, inclusão digital, direitos humanos, cidadania.

Resumo

Este trabalho de reflexão apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica que apontou e discutiu a realidade dos dados sobre a implantação e expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil – enfocando a inclusão digital – e analisa ‘como’ e ‘quanto’ ela corroborou para o fortalecimento dos Direitos Humanos e especialmente para o desenvolvimento da cidadania. A sistematização dos resultados contribuiu para uma reflexão crítica acerca do atual panorama de EAD e da democratização do ensino e de cidadania no país. A problemática da pesquisa circunscreveu-se sobre o trinômio: inclusão digital, democratização do ensino e cidadania. A hipótese norteadora do trabalho é que a EAD é instrumento para uma ação que faz recuperar, avançar e fortalecer a cidadania e as competências para o desenvolvimento pessoal e profissional. O trabalho de reflexão foi conduzido através dos dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância – 2006.

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Publicado

2008-05-24

Como Citar

Costa Cavalcanti, C., & Strozzi, G. (2008). Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 7. https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.213

Edição

Seção

Artigos