O Professor/Tutor e as Relações de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.212Palavras-chave:
Educação a distância, relação ensino/aprendizagem, mediação do conhecimento e trabalho tutorial.Resumo
A relação ensino/aprendizagem é um fenômeno complexo, e possui várias dimensões de ordem social, política e econômica que interferem na dinâmica da sala de aula e no processo de aprendizagem presencial ou a distância. As transformações tecnológicas das últimas décadas têm sido rápidas, amplas e profundas. Com isso, novos paradigmas são estabelecidos, exigindo dos professores novas práticas docentes que os tornam mediadores do conhecimento, em oposição ao velho paradigma do professor detentor de conhecimento. Um grande desafio se põe para os envolvidos nas práticas educativas, principalmente nos processos de educação a distância (EAD), que implica em repensar essa modalidade, tendo em vista as novas relações e os novos papéis na comunicação bidirecional. O presente artigo visa situar esse contexto de transformações e discutir as relações de ensino/aprendizagem nos processos de educação a distância, especialmente ao que se refere aos aspectos didático-metodológicos, ou seja, as relações de ensino/aprendizagem, mediada pelo trabalho dos tutores tanto nos momentos presenciais como a distância, caracterizando-se assim, as diferentes interfaces da EAD.Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Tecnologias aplicadas à educação. Curitiba: IBPEX, 2002.
MARTINS, Onilza Borges. Teoria e prática tutorial em educação a distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
PRETTI, Orestes. Fundamentos e políticas em educação a distância. Curitiba: IBPEX, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.