Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância.

Autores

  • SUSAN CARLA LAVARINI DOS SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.204

Palavras-chave:

Inclusão digital, Educação a Distância, Ensino médio.

Resumo

A Inclusão Digital é tema de grande relevância no contexto mundial e uma questão importante dentro das políticas públicas no Brasil. A Educação a Distância (EaD) é uma possibilidade real de se levar educação, em especial a Superior, aos mais diversos locais do País. Este estudo buscou verificar a visão dos alunos sobre a educação a distância que estão concluindo Ensino Médio e se a condição de excluído ou incluído digitalmente interfere nas atitudes em realizar um curso superior a distância. O referencial teórico versa sobre ações para a inclusão digital, a importância de sua realização, a relação entre educação e tecnologia e as barreiras para a Educação a Distância. O procedimento de coleta de dados buscou entrevistar alunos de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio, identificá-los como incluídos ou excluídos digitalmente e verificar qual a visão deles sobre a EaD. Os resultados revelaram que diferenças não são significativas na visão dos alunos sobre a EaD no que se refere à condição de serem indivíduos incluídos/excluídos digitalmente. Evidenciou-se uma grande ausência de informações sobre EaD nas escolas públicas. Ao final foram apontadas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do estudo realizado e futuras questões de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Francisco: Jossey-Bass Publishers. 1982.

FERRARI, R. As faces da exclusão digital e o esforço da inclusão. 2003. Disponível em: <http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/roseli_artigo.html.>Acesso em:

GONÇALVES, I. Reconhecendo a simbiose entre comunicação, tecnologia e educação. Dissertação Mestrado em Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis, 2003.

MACIEL, N.M.L. Uma arquitetura de ensino superior a distância para o Instituto Xingo: estreitando fronteiras na ampliação de horizontes educativos . Dissertação de Mestrado. – Florianópolis/SC. 2002.

MIRANDA, A.L.C.; MENDONÇA, A.V.M. Informação e desenvolvimento em uma sociedade digital. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 2, p. 53-57, abr./set. 2006.

PINHEIRO, J.M. Quem é o profissional da telemática. 2005. Disponível em : <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_quem_eh_o_profissional_de_telematica.ph p > . Acesso em 15 fev. 2008.

QURESHI, E. MORTON, L.L. & ANTOSZ, E. – An Interesting Profile-University Students who Take Distance Education Courses Show Weaker Motivation Than On-Campus Students. 2002. Online Journal of Distance Learning Administration, Vol. V, no. IV. Acessado em 14 de novembro, 2007, de: http://www.westga.edu/~distance/ojdla/winter54/Qureshi54.htm

RIBEIRO, A. A. A TV digital como instrumento para a universalização do conhecimento. Dissertação de Mestrado. Florianópolis,2004.

ROUSSEAU, K. A Natureza das dificuldades e facilitadores inerentes a um processo de mudança transformadora em organizações produtivas. Dissertação de Doutorado. PUC – Rio de Janeiro, 2007.

SÁ FILHO, C.A.C. Influência das TIC’s na dinâmica cultural e política de comunidade. Dissertação Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2006

SILVA, J.S. (1999). El Cambio de Época, el Modo Emergente de Producción de Conocimiento y los Papeles Cambiantes de la Investigación y Extensión en la Academia del Siglo XXI. I Conferencia Interamericana de Educación Agrícola Superior e Rural. Panamá.

SILVEIRA, S.A. Software livre e inclusão digital. Palestra ministrada na USP. São Paulo.2005

TEDESCO, J.C. Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento. 2002. Cadernos de Pesquisa, n. 117, npo. v1e3m-2b8r,o n/o2v0e0m2bro/ 2002 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Educação a Distância. 2008

VARGAS, M.R.M. Barreiras à implementação de programas de educação e treinamentos a distância. Dissertação de Doutorado. Brasília. 2004.

ZAINA, L.A.M.. Acompanhamento do Aprendizado do Aluno em cursos à distância através da Web: metodologias e ferramentas. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2002.

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

LAVARINI DOS SANTOS, S. C. (2008). Inclusão Digital: A Visão de Estudantes Incluídos e Excluídos Digitalmente Sobre a Educação a Distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 7. https://doi.org/10.17143/rbaad.v7i0.204

Edição

Seção

Artigos