Ferramentas Educacionais Baseadas em M-Learning: Estudo de Caso no Núcleo de Educação à Distância do SENAI Goiás
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.164Resumo
Na contemporaneidade, a expansão do uso de dispositivos móveis para diversos fins tem possibilitado a inserção desses aparelhos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir algumas das principais ferramentas educacionais baseadas no M-Learning e as percepções de professores-tutores sobre a Aprendizagem-Móvel a partir de um estudo de caso realizado no Núcleo de Educação à Distância – NIEAD do SESI/SENAI Goiás.
Downloads
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 4ª Ed. Campinas: Autores Associados. 2006.
BOTTENTUIT JUNIOR. João Batista. Do Computador ao Tablet: Vantagens Pedagógicas na Utilização de Dispositivos Móveis na Educação. Disponível em:< http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline>. Acesso em: 13 out. 2017.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
CNE. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CP 3, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2002. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/rede/legisla_rede_resol03.pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.
CNI. Confederação Nacional da Industria. História. Disponível em:< http://www.portaldaindustria.com.br/senai/institucional/historia/> Acesso em: 13 out. 2017.
CNI. Confederação Nacional da Industria. Alunos do SENAI usam aplicativos de realidade aumentada para aprender de forma divertida e inovadora. Disponível em:< http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/08/alunos-do-senai-usam-aplicativos-de-realidade-aumentada-para-aprender-de-forma-divertida-e-inovadora/> Acesso em: 20 set. 2017.
CNI. Confederação Nacional da Industria. Aplicativos para smartphones e tablets complementam aulas de cursos técnicos do SENAI. Disponível em:< http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/01/aplicativos-para-smartphones-e-tablets-complementam-aulas-de-cursos-tecnicos-do-senai/> Acesso em: 20 set. 2017.
COSTA. Hudson Rodrigues; STREIT. Rosalvo Ermes. Utilização detécnicas de jogos para a análise visual de informações. Disponível em:< https://www.revistas.ufg.br/ci/article/download/32365/18650>. Acesso em: 20 out 2017.
FERREIRA, J. B. et al. A disseminação da aprendizagem com mobilidade (m-learning). Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 8, n. 1, 2013.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Coordenação de Trabalho e Rendimento. – Rio de Janeiro : IBGE, 2016.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed.São Paulo: Atlas, 2001.
MATAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MEC. Minestério da Educação. Brasil Profissionalizado. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12325&Itemid=663>. Acesso em: 20 set. 2017.
______ . Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto07.pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.
_______ . Programa Mulheres Mil. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12299:programa-mulheres-mil-&catid=267:programa-mulheres-mil-&Itemid=602>. Acesso em: 15 de set. 2017.
_______ . Pronatec. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/pronatec>. Acesso em: 15 de set. 2017.
_______ . PROEJA. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12288:programa-nacional-de-integracao-da-educacao-profissional-com-a-educacao-basica-na-modalidade-de-educacao-de-jovens-e-adultos-proeja&catid=259:proeja-&Itemid=562>. Acesso em: 15 de set. 2017.
_______ . Rede E-tec. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12326:e-tec-apresentacao&catid=293:escola-tecnica-aberta-do-brasil-e-tec&Itemid=665 >. Acesso em: 15 de set. 2017.
MORAN. José. Tablets para todos conseguirão mudar a escola? Disponível em:<http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2014/03/tablets.pdf>. Acesso em: 20 set 2017.
MOSCARDINI. Ticiana Nunes, MONTICELLI. Jefferson Marlon, VELLOSO. Marcia. Nível de utilização do M-learning (aprendizagem com mobilidade) por alunos de graduação: uma pesquisa survey. XXXVII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2013.
MUGNOL. Márcio. A Educação a Distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Disponível em:< http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2738&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 17 set 2017.
NETO. José Francisco Barbosa, FONSECA. Fernando de Souza da. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Disponível em:< http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/41623/>. Acesso em: 03 nov 2017.
NOSELLA. Paolo. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a11v1234.pdf>. Acesso em: 20 ago 2017.
ONU. Organização das Nações Unidas. 17 objetivos para transformar o mundo. Disponível em:< https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/>. Acesso em: 01 nov 2017.
PEREIRA. Gabriel Henrique de Faria, COELHO. Alexandre. Aplicativos móveis para fins educacionais: a utilização do aplicativo E-INST para contribuição no ensino da Instrumentação industrial. Disponível em:< http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/07/Art24-vol19-julho2017.pdf>. Acesso em: 03 nov 2017.
PINA. Fernanda, KURTZ Renata, FERREIRA. Jorge Brantes, FREITAS. Angilberto, SILVA. Jorge Ferreira da, GIOVANNINI. Cristiane Junqueira. Adoção de M-learning no ensino superior: o ponto de vista dos professores. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-23112016000200279&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 04 nov 2017.
PRENSKY. Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Disponível em:< http://poetadasmoreninhas.pbworks.com/w/file/fetch/60222961/Prensky%20-%20Imigrantes%20e%20nativos%20digitais.pdf>. Acesso em: 18 dez 2017.
PRETI. Oreste. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Disponível em:<http://uab.ufmt.br/uploads/pcientifica/ead_pratica_educativa.pdf>. Acesso em: 03 nov 2017.
RODRIGUES. Cleide Aparecida Faria, SCHMIDT. Leide Mara, MARINHO. Hermínia Bugeste. Tutoria em Educação a Distância. Disponível em:< http://suporte.nutead.org/suporte/wp-content/uploads/2013/02/Tutoria.pdf>. Acesso em: 02 nov 2017.
SANTOS. Alex Lourenço dos, ROSA. Odelfa. O uso de aplicativos como recurso pedagógico para ensino de geografia. Diponível em:< http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1468282246_ARQUIVO_OUSODEAPLICATIVOSCOMORECURSOPEDAGOGICOPARAENSINODEGEOGRAFIA.pdf>. Acesso em: 03 nov 2017.
SANTOS. Marisilvia dos, SCARABOTTO. Suelen do Carmo dos Anjos, MATOS. Elizete Lucia Moreira. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação? Disponível em:< http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5409_3781.pdf>. Acesso em: 18 dez 2017.
SEEGGER. Vania, CANES. Suzy Elisabeth, GARCIA. Carlos Alberto Xavier. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/viewFile/6196/3695>. Acesso em: 25 out. 2017.
SENAI DN. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Nacional. Modelo de execução do programa Senai de educação a distância. Brasília: SENAI/DN, 2013.
SENAI GO. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Goiás. Revista de Divulgação SENAI de Goiás, ano 9, n.43, Goiânia, fevereiro, 2012.
SESI SENAI GO. SESI. Serviço Social da Indústria; SENAI. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. – Departamento Regional de Goiás. Relatório de atividades 2016 / SESI. Serviço Social da Indústria; SENAI. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Goiânia: Departamento Regional de Goiás, 2017.
SESI SENAI GO. SESI. Serviço Social da Indústria; SENAI. Serviço Nacional
de Aprendizagem Industrial. – Departamento Regional de Goiás. SIGE e EDUCA, Goiânia: Departamento Regional de Goiás, 2017.
SILVA JÚNIOR. Josué Barreto da. BARROS. Elaine Almeida. EUZÉBIO. Jussara Milena de França. BARRETO. Raqueline Farias. Educação a distância: desafio e perspectivas. Disponível em:< http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/educacao-a-distancia-desafio-e-perspectivas>. Acesso em: 15 out. 2017.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed.Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.