Redes Sociais: É Possível sua Inserção no Formato EaD? Reflexões Sobre a Gestão a Partir do Uso da Ferramenta Live do Facebook em Cursos de Graduação em Jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v18i1.121Resumo
O presente artigo tem como propósito refletir sobre a gestão de um curso em graduação em Jornalismo oferecido no modelo EAD a partir da introdução de práticas que usem as redes socais. Desde que as rotinas produtivas das redações jornalísticas foram modificadas por conta das novas ferramentas que a tecnologia trouxe, entre elas as redes sociais, o ensino nos cursos de graduação teve que ser revisto e adaptado. Assim como ocorreu nas graduações presenciais, os cursos oferecidos a distância também devem se adequar. Desse modo, o artigo busca refletir sobre o papel da gestão, o que de imediato ela precisa observar e como implementar os recursos oferecidos, usando como estudo de caso a ferramenta Live do Facebook, muito usada ultimamente na prática jornalística.Downloads
Referências
BORGES, J. et al. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. In PASSARELLI, Brasilina; SILVA, Armando Malheiro da; RAMOS, Fernando (Orgs.). E-infocomunicação: estratégias e aplicações. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014, p. 125-144.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2015.
LEKA, A. R.; GRINKRAUT, M. L. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam, número 7, 2014.
LITTO, F. M; FORMIGA, M. (org.) Educação a distância: o estado da arte. Volume 1. São Paulo: Person, 2009.
LITTO, F. M; FORMIGA, M. (org.) Educação a distância: o estado da arte. Volume 2. São Paulo: Person, 2012.
MACHADO, E. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.
OLIVEIRA, C. T. C. Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. São Paulo: Editora SENAC, 2016.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Meridional, 2011.
SALERNO, M. S. Projeto de Organizações Integradas e Flexíveis. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, M. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista Digital de Tecnologia Cognitivas (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital – PUC – SP), número 3, janeiro – junho/2010.
VIRGINIO et al. Jornalismo na era das mídias sociais: as transformações e as novas práticas da profissão. Revista Temática (Revista mensal vinculada ao NAMID - Núcleo de Arte, Mídia e Informação Digital, do Curso de Comunicaçao em Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGC/UFPB), ano VII, n. 9, Setembro/2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da RBAAD como a editora original do artigo.