Critérios de avaliação da participação dos atores em um fórum de educação a distância: uma pesquisa-ação

Autores

  • Cynthia Helena Soares Bouças Teixeira Universidade Federal de Itajubá.
  • Ricardo Luiz Perez Teixeira Universidade Federal de Itajubá.
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá.
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas.

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.281

Palavras-chave:

Ensino a distância, Aprendizagem, Educação superior, Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Resumo

Uma das ferramentas mais importantes dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem -AVA é o fórum e nestes é preciso que o aluno participe ativamente para que ocorra o aprendizado. Em um fórum se realizam postagens permitindo que ocorra a interatividade entre os atores de modo a ocorrer a construção do saber social. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de mudança critérios de avaliação de participação por parte dos atores em um fórum de EaD. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação em um Curso Superior de Tecnologia no qual incialmente havia pouca interatividade e no primeiro encontro presencial houve uma proposta de mudan- ça de critérios de avaliação de participação nos fóruns. Este estudo complementa outros relacionados na turma relacionados com a mudança de atitude dos atores. Com os novos critérios, observou-se resultados melhores e os alunos se mostraram otimistas com o sucesso obtido.

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Publicado

2017-05-24

Como Citar

Soares Bouças Teixeira, C. H., Perez Teixeira, R. L., Shitsuka, R., & Moreira Shitsuka, D. (2017). Critérios de avaliação da participação dos atores em um fórum de educação a distância: uma pesquisa-ação. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 16. https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.281

Edição

Seção

Artigos