Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância

Autores

  • Priscilla Chantal Duarte Silva Universidade Federal de Itajubá.
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá
  • Patrícia Aparecida Gomes Paschoal Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.261

Palavras-chave:

Afetividade. Interação. Educação a Distância. Aprendizagem.

Resumo

Uma das maiores discussões em torno da Educação a Distância – EaD – tem sido a interação em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Este estudo visa a discutir a aprendizagem do aluno a distância e a forma de (des) envolvimento nesse ambiente. Partiu-se do interacionismo de Bakhtin (1979) e dos postulados de Wallon (1968; 1989) e Vygotsky (1998) sobre a importância da mediação e das emoções para a aprendizagem. Adotou-se uma pesquisa qualitativo-quantitativa sob a hipótese de que os laços de afetividade tendem a ser mais bem estabelecidos na interação a distância. Os dados provenientes de questionário aplicado a 76 estudantes apontaram que afetividade e interação dependiam da forma como o professor e o tutor conduziam as atividades interativas. Os resultados apontaram a crença de que o contato presencial traz inibição e menor atuação. Verificouse que o contato físico de aulas presenciais não favorece necessariamente a relação afetiva. 80% dos participantes afirmaram ter mais liberdade de exposição em aulas virtuais.

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Publicado

2015-05-24

Como Citar

Chantal Duarte Silva, P., Shitsuka, R., & Gomes Paschoal, P. A. (2015). Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. Revista Brasileira De Aprendizagem Aberta E a Distância, 14. https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.261

Edição

Seção

Artigos