Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.17143/rbaad.v14i0.261Palavras-chave:
Afetividade. Interação. Educação a Distância. Aprendizagem.Resumo
Uma das maiores discussões em torno da Educação a Distância – EaD – tem sido a interação em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Este estudo visa a discutir a aprendizagem do aluno a distância e a forma de (des) envolvimento nesse ambiente. Partiu-se do interacionismo de Bakhtin (1979) e dos postulados de Wallon (1968; 1989) e Vygotsky (1998) sobre a importância da mediação e das emoções para a aprendizagem. Adotou-se uma pesquisa qualitativo-quantitativa sob a hipótese de que os laços de afetividade tendem a ser mais bem estabelecidos na interação a distância. Os dados provenientes de questionário aplicado a 76 estudantes apontaram que afetividade e interação dependiam da forma como o professor e o tutor conduziam as atividades interativas. Os resultados apontaram a crença de que o contato presencial traz inibição e menor atuação. Verificouse que o contato físico de aulas presenciais não favorece necessariamente a relação afetiva. 80% dos participantes afirmaram ter mais liberdade de exposição em aulas virtuais.Downloads
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